Encontros Regionais com os Coordenadores da Estratégia de Educação para a Cidadania das Escolas
A DGE vai promover encontros regionais sobre a componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento em várias regiões do País.
Os encontros irão decorrer em Lisboa (18 e 19 de novembro), São João da Madeira (23 de novembro), Peso da Régua (24 de novembro), Évora (29 de novembro), Loulé (30 de novembro), Alcobaça (2 de dezembro), Braga (3 de dezembro), Coimbra (6 de dezembro) e Viseu (7 de dezembro - adiado para janeiro de 2022. Devido às condições pandémicas a Câmara Municipal de Viseu decidiu ativar o plano municipal de emergência e proteção civil após um aumento de casos positivos de covid-19 no concelho).
O objetivo destes encontros consiste em incentivar o trabalho colegial de desenvolvimento curricular, valorizando a plena assunção da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento como parte integrante obrigatória da matriz curricular-base para cada ciclo e nível de ensino.
Um segundo objetivo passa por promover a reflexão e aprendizagem conjuntas numa perspetiva de diálogo entre as várias Estratégias de Educação para a Cidadania nas Escolas, partindo dos dados obtidos com a avaliação externa dos termos da concretização da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, estudo realizado pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa.
Neste sentido, convidamos todos os Coordenadores a participarem nestes Encontros Regionais e a partilharem o trabalho desenvolvido em cada escola ou agrupamentos de escolas.
Calendário e locais onde se realizarão os Encontros Regionais.
Encontros Regionais Cidadania e Desenvolvimento Sessão Plenária nov-dez 2021
Encontros Regionais Cidadania e Desenvolvimento Oficinas nov-dez 2021





AFCD-Desenvolvimento curricular CD_exercício final


Pode ver mais em: https://cidadania.dge.mec.pt/boas-praticas/mundo-do-trabalho
Pode ver mais em: https://cidadania.dge.mec.pt/boas-praticas/educacao-ambiental

Pode ver mais em: https://cidadania.dge.mec.pt/boas-praticas/educacao-ambiental

PDF- Guião nº 1
PDF - Guião nº 2

PDF - Dados Estatísticos
PDF - Resultados

PDF - Sessões Regionais com Coordenadores
PDF - Relatório dos Encontros Regionais
Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania
A Estratégia propõe que os alunos e as alunas na componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento realizem aprendizagens através da participação plural e responsável de todas e todos na construção de si como cidadãs/ãos e de sociedades mais justas e inclusivas, no quadro da democracia, do respeito pela diversidade e da defesa dos Direitos Humanos.
Práticas Significativas
A Comunidade Intermunicipal do Ave (Famalicão, Guimarães, Vizela, Fafe, Mondim de Basto, Cabeceiras de Basto, Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso), no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Ave, desenvolve com a equipa coordenadora do projeto “Plataforma Mais Cidadania”, uma plataforma com vários recursos sobre Educação para a Cidadania. Para saber mais, clique aqui: https://maiscidadania.cimcavado.pt/

Trabalhos premiados no concurso Artistas Digitais – XIX Edição (2019-2020)
A XIX Edição do concurso Artistas Digitais contou com 3 984 desenhos oriundos de todas das regiões do país (disponíveis em http://artistas.ccems.pt) no âmbito de temáticas abordadas da área curricular de "Cidadania e Desenvolvimento" – "Água Potável" ou "Energia Renováveis" (Pré-Escolar e 1.º CEB), "Alterações Climáticas" (2.º CEB) – bem como no que se refere à categoria especial, criada no âmbito da pandemia COVID 19: "Eu, a minha família e a Covid 19" (todos os ciclos e níveis de educação e ensino).
Os trabalhos premiados foram os seguintes:
Temas: “Água Potável” ou “Energias Renováveis”
Categoria: Educação Pré-Escolar
- 1.º Lugar: Simão Gaspar Araújo, 5 anos, Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz, Coimbra, Figueira da Foz;
- 2.º Lugar: Lea Ribeiro Pedrosa, 6 anos, Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz, Coimbra, Figueira da Foz;
- 3.º Lugar: Martim Lebre Lima, 6 anos, Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz, Coimbra, Figueira da Foz;
- Menção Honrosa: Margarida Miranda, 6 anos, Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz, Coimbra, Figueira da Foz.
Categoria: 1.ºCEB
- 1.º Lugar: Violeta Ferreira Serpa, 7 anos, Colégio Piloto Diese, Lisboa;
- 2.º Lugar: Salvador de Carvalho Leite Moreira, 9 anos, Colégio Bissaya Barreto, Coimbra;
- 3.º Lugar: Tomás Ferreira Morais, 9 anos, Agrupamento de Escolas de Constância, Constância, Santarém;
- Menção Honrosa: Ana Matilde Fernandes Teixeira Pinto, 8 anos; Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza Cardoso, Amarante, Porto;
- Menção Honrosa: Dalila Alvoeiro, 10 anos, Colégio Bissaya Barreto, Coimbra;
- Menção Honrosa: Leonor Silva, 9 anos, Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis, Aveiro.
Tema: Alterações Climáticas
Categoria: 2.ºCEB
- 1.º Lugar: Dmytry Petrov, Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz, Figueira da Foz, Coimbra;
- 2.º Lugar: Gonçalo da Costa Milagaia, Agrupamento de Escolas de Constância, Constância, Santarém;
- 3.º Lugar: Francisco Azevedo, Agrupamento de EScolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, Olhão, Faro;
- Menção Honrosa: Leonor Sousa, Agrupamento de Escolas Linda-a-Velha e Queijas, Oeiras, Lisboa;
- Menção Honrosa: Trabalho de grupo 5ºF, Agrupamento de Escolas de Tondela- Cândido Figueiredo, Tondela, Viseu.
Temas: “Eu, a minha família e a Covid 19"
Categoria: Educação Pré-Escolar
- Mara Jardim Lourenço, EB1/PE do Estreito da Calheta, Madeira/Calheta.
Categoria: 1.ºCEB
-Leonor Moura Pinheiro, Agrupamento de Escolas de Argoncilhe - EB de São Domingos, Aveiro, Santa Maria da Feira;
- Catarina Silva e Fonseca, Agrupamento de Escolas de Argoncilhe - EB de São Domingos, Aveiro, Santa Maria da Feira;
- 3.º Lugar: Karolina Lokovey, Colégio Bissaya Barreto, Coimbra;
Categoria: 2.ºCEB
- Sofia Melo, Agrupamento de Escolas Emídio Navarro - Dom António da Costa,
Setúbal/Almada;
- Sofia Melo, Agrupamento de Escolas Emídio Navarro - Dom António da Costa,
Setúbal/Almada.
Categoria: 3.ºCEB
- Luciana Cristina Mota Gouveia, Agrupamento de Escolas de Caneças - Eb2 Castanheiros, Lisboa/Odivelas;
- Claudina Pereira, Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade - Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade, Setúbal/Almada-
Categoria: Ensino Secundário
- Soraia Maria da Silva Claro, Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro - EBS de Miranda do Douro, Bragança/Miranda do Douro.

A Escola Secundária de Viriato criou um mural para divulgação dos trabalhos realizados no quadro da sua Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola. Para os consultar, clique aqui.
Cidadania e Desenvolvimento - Módulo 4 do MOOC Autonomia e Flexibilidade Curricular
Autonomia e Flexibilidade Curricular foi o tema de um MOOC (Massive Open Online Course), desenvolvido pela Direção-Geral da Educação, para apoiar o desenvolvimento do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, acompanhando os docentes num processo consistente de alteração das práticas pedagógicas.
Ao longo do curso, houve oportunidade de partilhar ideias e atividades, colaborando na reflexão conjunta sobre a implementação de práticas pedagógicas desenvolvidas neste âmbito, nos diversos contextos educativos.
A Informação disponibilizada e referente ao Módulo 4 - Cidadania e Desenvolvimento é aqui agora partilhada.
