Igualdade de Género

Boas Práticas

Escolas

Crescer + Igual - em família
Trabalho desenvolvido pelos alunos do 9º ano da Escola Secundária de Casquilhos no âmbito do projeto Crescer + Igual (2014)

Crescer + Igual - Em Família
Mundos em diálogo no Gil Vicente
as alunas Ana Rosa Jorge e Laura Jorge Moreira, acompanhadas pela professora Andreia Oliveira, foram convidadas a participar no Pavilhão do Conhecimento, Lisboa, na Conferência Internacional Educação, Cidadania, Mundo. Que Escola para que Sociedade. O trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de cidadania e desenvolvimento e pode ser lido um resumo em:

Um Género de Escola
‘Ser Humano - Itinerários para a Igualdade de Género’
O projeto ‘Ser Humano - Itinerários para a Igualdade de Género’ foca-se na discussão sobre as masculinidades como estratégia de prevenção e combate a comportamentos de risco e violentos, a partir do espaço escolar.
Com a pandemia, o projeto migrou para o mundo digital, recorrendo a iniciativas criativas online, em três dimensões principais: a desconstrução de estereótipos vinculados ao ‘ser homem’/‘ser mulher’; a compreensão do corpo humano enquanto um território habitado e o combate às violências com base no género, refletindo sobre os espaços onde ocorrem.
O projeto envolveu cerca de 260 estudantes e deu formação creditada a 40 docentes, em 3 agrupamentos escolares de Lisboa sendo financiado pelo programa municipal BIP/ZIP - 2019.
PARCERIA: Associação Mulheres na Arquitectura (MA); Agrupamento Escolar Patrício Prazeres; Agrupamento Escolar Gil Vicente; Agrupamento Vertical das Olaias; Questão de Igualdade – Associação para a Inovação Social


Vídeo do projeto
There is more to life than stereotypes (Há mais na vida do que estereótipos)
Entre outubro de 2019 e janeiro de 2020 alunos do A.E de Almeirim, juntamente com colegas de escolas da Roménia, França e Georgia participaram no projeto eTwinning "There's more to life than Stereotypes", desenvolvido nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento e que culminou na realização de posteres e mensagens.

Say No to Stereotypes, There is more to life than stereotypes

Outras

Iniciativas nacionais: Dia d@s Namorad@s
Iniciativa promovida pela CIG, para a prevenção de violência no namoro, visando atingir públicos diversos.

Iniciativas nacionais: Dia d@s Namorad@s
O problema é não ver o problema - MediaSmart
O problema é não ver o problema
Vídeo com legendas em português
Programa Media Smart Portugal
Unstereotype Alliance

O problema é não ver o problema