Instituições e participação democrática

Boas Práticas

Escolas

Escola de São Bruno - Caxias, vence "Jan Amos Comenius EU prize for high quality teaching about the European Union"
A Escola de São Bruno, Caxias – Oeiras foi a vencedora do prémio europeu Jan Amos Comenius for high quality teaching about the EU, em Portugal. Este prémio visa reconhecer as escolas que ajudam os seus alunos a aprender sobre a União Europeia.

Pioneira dos Clubes Europeus, a nossa escola criou uma nova disciplina, cujo objetivo é reforçar o espírito europeu nos alunos e na comunidade educativa.
Há quase 6 anos que EPE (Estudos e Projetos Europeus) faz parte do currículo do 7.º ano, semestralmente, 90 minutos/semana, onde, numa abordagem ativa, colaborativa e tendencialmente lúdica, se tratam matérias europeias e temas ditados pela atualidade europeia (anos europeus, a crise dos refugiados, o terrorismo, o Brexit, o aquecimento global, etc.). Além dos conteúdos planeados, digamos que mais académicos, desenvolvem-se projetos com escolas europeias e promovem-se iniciativas que se estendem à comunidade educativa, alargando o público-alvo, contagiando-o com uma consciência europeia mais informada e esclarecida.
Hoje há uma cultura de escola onde a Cidadania e a Dimensão Europeia estão presentes, sendo o que nos diferencia, reconhecidamente, enquanto instituição de ensino e que tem contribuído para a internacionalização da Escola de São Bruno.
Este ano, ao tomarmos conhecimento do Jan Amos Comenius EU Prize, não hesitamos em apresentar candidatura, pois acreditamos que nos encaixávamos completamente no perfil do candidato e que todo o trabalho desenvolvido na disciplina preenchia os critérios de elegibilidade.
Foi com muito orgulho que toda a comunidade do AE de São Bruno, Caxias, recebeu a notícia deste tão honroso prémio


A Coordenadora do Clube Europeu: Marlene Lucas

Vídeo que fez parte da candidatura, Vídeo do anúncio do prémio , Evidências do trabalho realizado na disciplina de EPE

Outras