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Encontros CFAE
PDF - Encontros Cidadania e Desenvolvimento
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Sessões regionais
ppt - Sessões Regionais - nov / dez. 2019
PDF - Sessões Regionais com Coordenadores
PDF - Relatório dos Encontros Regionais

                                 

 

Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania

A Estratégia propõe que os alunos e as alunas na componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento realizem aprendizagens através da participação plural e responsável de todas e todos na construção de si como cidadãs/ãos e de sociedades mais justas e inclusivas, no quadro da democracia, do respeito pela diversidade e da defesa dos Direitos Humanos.

Cidadania e Desenvolvimento - Módulo 4 do MOOC Autonomia e Flexibilidade Curricular

Autonomia e Flexibilidade Curricular foi o tema de um MOOC (Massive Open Online Course), desenvolvido pela Direção-Geral da Educação, para apoiar o desenvolvimento do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, acompanhando os docentes num processo consistente de alteração das práticas pedagógicas.

Ao longo do curso, houve oportunidade de partilhar ideias e atividades, colaborando na reflexão conjunta sobre a implementação de práticas pedagógicas desenvolvidas neste âmbito, nos diversos contextos educativos.
A Informação disponibilizada e referente ao Módulo 4 - Cidadania e Desenvolvimento é aqui agora partilhada.

Módulo 4 - Cidadania e Desenvolvimento MOOC AFC

 

 

 

Práticas Significativas

A Comunidade Intermunicipal do Ave (Famalicão, Guimarães, Vizela, Fafe, Mondim de Basto, Cabeceiras de Basto, Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso), no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Ave, desenvolve com a equipa coordenadora do projeto “Plataforma Mais Cidadania”,  uma plataforma com vários recursos sobre Educação para a Cidadania. Para saber mais, clique aqui: https://maiscidadania.cimcavado.pt/

Plataforma Digital

Projeto Piloto A Plataforma Criativa na Educação para a Cidadania

O Projeto-piloto “A Plataforma Criativa na Educação para a Cidadania” resulta de uma parceria entre a Direção-Geral da Educação e o Centro de Competências Entre Mar e Serra, em Leiria. O projeto prevê a utilização, na área da educação para a cidadania, de metodologias e materiais da “Plataforma Criativa”, método desenvolvido por investigadores da Universidade de Aalborg, na Dinamarca. Trata-se de uma abordagem didática para o desenvolvimento do pensamento criativo, a resolução de problemas pela aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento de outras competências transversais como a concentração ou a mobilização de conhecimentos.

 

Participam no Projeto – piloto 6 Agrupamentos de Escolas / Escolas não Agrupadas da rede pública  da área de influência dos Serviços Regionais da DGESTE do Centro e de Lisboa e Vale do Tejo, tendo-se

envolvido os Centros de Formação a que estão associados e constituído a seguinte rede de parceiros:

Quadro PD

Em sede de implementação do projeto, realizaram-se já 4 Ações de Curta Duração em 3 Agrupamentos de escolas, estando em curso formação acreditada de professores, em todos os Agrupamentos/ escolas, na modalidade de oficina, com os objetivos de:

- Dotar os docentes de novas metodologias de ensino centradas no aluno;

- Facilitar a implementação da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, nos termos preconizados nos normativos;

- Promover novas dinâmicas de trabalho colaborativo entre alunos e professores;

- Contribuir para uma maior motivação do corpo docente no uso de metodologias inovadoras em contexto de sala de aula;

- Contribuir para uma maior motivação dos alunos em contexto aula.

 

A Oficina destina-se a professores dos Agrupamentos/ Escolas que integram o Piloto e, tendo em conta os objetivos supracitados, integram os grupos - turma, desejavelmente: coordenadores da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento; professores que promovam atividades no âmbito da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento; professores que promovam atividades no âmbito da Educação para a Cidadania; coordenadores de projetos; outros docentes que pretendam promover novas dinâmicas no âmbito da aprendizagem colaborativa no desenvolvimento de competências transversais.

 

Cumpre-nos registar a boa recetividade que a Oficina tem tido junto do público-alvo, cerca de 100 professores, que, aplicando conhecimento de forma ilimitada, em interação e movimento, têm feito jus à metodologia em aplicação, demonstrando que mais do que inatos, a criatividade e o “pensar -fora -da -caixa” podem ser objeto de desenvolvimento. É com base nesta assunção que se crê ser este piloto pedra- de- toque na construção do perfil do aluno no final da escolaridade obrigatória.

 

A coordenadora do projeto,

Ana Cristina Cunha