Março é o mês em que, o dia 8 é alusivo ao Dia Internacional da Mulher. Instituído pelas Nações Unidas em 1975, pretende lembrar direitos das mulheres, uns já conquistados, mas nem todos ainda garantidos, no caminho para a igualdade. A igualdade salarial, a maior representatividade em cargos de liderança, a promoção da prevenção de situações de violência física e/ou psicológica ou o acesso à educação continuam a necessitar de foco na atualidade.
O provérbio mais votado, concorre, tal como todos os que foram a concurso e muitos dos que têm sido enviados, para a continuação da promoção da Igualdade entre raparigas e rapazes, homens e mulheres.
Na continuidade deste desafio, os provérbios selecionados pelo júri, estiveram em votação pública. Novamente muito participada e renhida.
Para o provérbio de março chegaram várias dezenas de propostas para “dar a volta ao texto”. Os 5 selecionados pelo júri, estiveram a votação – pode revê-los aqui.
Parabéns a todas as turmas participantes! Apresentaram propostas muito relevantes!
No total houve 1016 votos, distribuídos pelos 5 provérbios a votação.
A proposta vencedora com 396 votos, deu a volta ao texto ao provérbio:
“Mulher que sabe obedecer, em casa reina a valer.”
Este provérbio perpetua a prevalência do patriarcado na sociedade, onde os homens detêm todo o poder e controlo das coisas. É uma expressão que desrespeita o direito das mulheres ao livre-arbítrio, da possibilidade de fazerem o que bem entendem e que as diminui enquanto pessoas. Apresenta as mulheres que devem obedecer aos homens, logo, estão abaixo deles. Para além disso, também reduz os espaços que as mulheres podem ocupar, perenizando a ideia de que a função das mesmas é estar em casa, confinadas. Assim, é um provérbio que deve ser eliminado, para que a crença na superioridade masculina seja desenraizada da nossa cultura. Os novos ditados populares devem aludir à igualdade de género, para que a vida decorra em harmonia.
# “Mulher e homem que se sabem respeitar, boa casa vão governar.”
Enviado pela turma A do 12º ano, da Escola Secundária de Arganil
PARABÉNS A TODOS/AS!
Assim, está já identificado, enquanto provérbio de março em "Provérbios, vamos dar a volta ao texto"
Estamos já a receber as vossas propostas para o provérbio do mês de abril. Contamos convosco, vamos continuar a dar a volta ao texto!
Toda a informação e regulamento disponível aqui