Igualdade de Género

Formação

Género Igualdade e Cidadania - Área Metropolitana de Lisboa
# Formação "Género, Igualdade e Cidadania" (2020)

A Questão de Igualdade, em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio vai dar início no próximo dia 06 de Outubro, à formação "Género, Igualdade e Cidadania", destinada a Educadores/as de Infância, Professores/as dos Ensinos Básico e Secundário e Professores/as do Ensino Especial, residentes na Área Metropolitana de Lisboa.
Esta formação irá decorrer até dia 20 de Outubro, às segundas, terças e quintas feiras das 18h30 às 22h00, em formato online e é acreditada pelo CCPFC para efeitos de progressão da carreira docente.
A frequência desta ação é gratuita para os/as participantes, sendo financiada pelo Programa Lisboa 2020.
# As vagas da 1ª Edição (6 a 20 de Outubro) estão esgotadas.
# 2ª Edição (09-11-2020 a 24-11-2020)
PLANO ANUAL DE FORMAÇÃO CONJUNTA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
# Plano de Formação Conjunta Violência Contra as Mulheres e Violência Doméstica

O plano anual de formação conjunta visa apontar para uma resposta às recomendações emitidas pela Equipa de Análise Retrospetiva de Homicídio em Violência Doméstica quanto ao reforço da formação, cumprir o disposto no artigo 6.º da Convenção de Istambul, integrando uma perspetiva de género, encontra-se alinhado com o previsto no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 – alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas e ainda, dar resposta às recomendações do relatório GREVIO, dirigidas a Portugal no domínio do artigo 15.º da Convenção de Istambul.

Formação a distância - 12 maio a 5 de junho 2020
# Formação a Distância - "Igualdade de Género para Educadores/as de Infância" - 12 maio a 5 de junho 2020

No âmbito do projeto Crescer+IGUAL - Primeiros anos vai realizar-se uma ação de formação a distância em "Igualdade de Género para Educadores/as de Infância" com o objetivo de dotar os/as participantes de competências pessoais, sociais e técnicas que lhes permitam adquirir práticas pedagógicas promotoras da Igualdade de Género e da eliminação de estereótipos de género, enquanto estratégia essencial para a mudança de mentalidades e atitudes.
Esta ação está acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e é desenvolvida em parceria com o Centro de Formação de Escolas da Amadora.
Formação - Igualdade de Género (RES)
# Formação Referencial de Educação para a Saúde (2020)

A DGE informa que vai realizar o curso de formação de 25 horas, intitulado "Referencial de Educação para a Saúde", com o registo de formação CCPFC/ACC - 91225/17, tendo por objetivo capacitar os docentes para a utilização do Referencial de Educação para a Saúde. A formação, de 25 horas repartidas em sessões de 5 horas, irá realizar-se nos dias 7 e 28 de março, 18 de abril e 9 e 30 de maio. Estão previstas 3 turmas (em simultâneo) a decorrer na Figueira da Foz, Santarém e Sines.
Formação - legislação IG
# Formação para a Cidadania

Lei N.º 71/2018 – Orçamento do Estado para 2019 (Artigo 43.º)
O Ministério da Educação implementa, em articulação com a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, um plano de formação para professores no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, que incide, designadamente, na área da igualdade de género e violência no namoro.