Mix of colors
Igualdade de Género

Notícias e Eventos

Notícia
A Questão de Igualdade, em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio vai dar início no próximo dia 06 de Outubro, à formação "Género, Igualdade e Cidadania", destinada a Educadores/as de Infância, Professores/as dos Ensinos Básico e Secundário e Professores/as do Ensino Especial, residentes na Área Metropolitana de Lisboa.
Esta formação irá decorrer até dia 20 de Outubro, às segundas, terças e quintas feiras das 18h30 às 22h00, em formato online e é acreditada pelo CCPFC para efeitos de progressão da carreira docente.
A frequência desta ação é gratuita para os/as participantes, sendo financiada pelo Programa Lisboa 2020 e gerida pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género - CIG, no âmbito da Tipologia de Intervenção "Combate às discriminações e aos estereótipos - Formação de Públicos Estratégicos".
Notícia
A participação da Escola, com intervenção de todos os membros da sua comunidade educativa, no combate a todas as formas de violência é uma missão fundamental e um ato de cidadania ativa.
O Ministério da Educação, atento à realidade da violência doméstica e tendo presente a sua missão, participou na elaboração do Guia de Intervenção Integrada Junto de Crianças e Jovens Vítimas de Violência Doméstica, que visa melhorar a intervenção junto de crianças ou jovens vítimas de maus tratos em contexto de violência doméstica e estabelecer um quadro comum de intervenção integrada entre as áreas governativas da cidadania e igualdade, da administração interna, do trabalho, solidariedade e segurança social, da justiça, da educação, e da saúde, em articulação com a Procuradoria- Geral da República.
Neste sentido, solicitamos a divulgação do flyer anexo, que pretende clarificar o que fazer quando confrontados com uma situação de Violência Doméstica.
Sugerimos a sua publicação na página da Escola/ Agrupamento de Escolas e redes sociais (se for o caso), a sua partilha com os pais e encarregados/as de educação, bem como a sua abordagem junto das crianças e jovens e demais elementos da comunidade educativa.
A violência doméstica é crime público e denunciar é obrigatório!
Basta que ocorra uma vez.
Notícia
Relatório do Fundo das Nações Unidas sobre a Situação da População Mundial 2020
Notícia
O Guia de Intervenção Integrada junto de Crianças ou Jovens Vítimas de Violência Doméstica e o Plano Anual de Formação Conjunta Violência Contra as Mulheres e Violência Doméstica são instrumentos inovadores e prioritários de prevenção e combate à violência doméstica. São ambos resultado de um trabalho multissetorial dando cumprimento à Resolução de Conselho de Ministros n.º 139/2019, de 19 de agosto, que aprovou novas medidas em matéria de prevenção e combate à violência contra as mulheres e violência doméstica. Pela primeira vez foram uniformizadas dinâmicas de atuação e definidos procedimentos coordenados entre os vários agentes envolvidos bem como definidas as dimensões fundamentais de intervenção.
Notícia
Convite
Sessão online: Histórias para Crescer + IGUAL - 04 de junho - no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Criança, com as autoras Ana Ventura, Andreia Nunes e Lúcia Vicente, em que se vai conversar sobre a importância da desconstrução dos estereótipos de género nos livros infantis.
Esta sessão online, dinamizada através da plataforma Zoom, terá lugar no próximo dia 04 de Junho, das 18h às 19h30.

Inscrição neste link:
https://forms.gle/1n8micsD3VAP8cQ4A

Posteriormente receberão o link para a sessão.
Notícia
No âmbito do projeto Crescer+IGUAL - Primeiros anos vai realizar-se uma ação de formação a distância em "Igualdade de Género para Educadores/as de Infância" com o objetivo de dotar os/as participantes de competências pessoais, sociais e técnicas que lhes permitam adquirir práticas pedagógicas promotoras da Igualdade de Género e da eliminação de estereótipos de género, enquanto estratégia essencial para a mudança de mentalidades e atitudes.