Igualdade de Género

Projetos e Iniciativas

PROJETOS

Um Género de Escola!
“Um Género de Escola!” pretende desconstruir preconceitos baseados no género a partir de um espaço que os/as jovens conhecem bem, a escola, criando uma relação empática facilitada, já que a aprendizagem destes temas é conduzida pela sua própria vivência.
Partindo do pátio/recreio escolar, lugar central de socialização, irá promover-se a igualdade de género, culminando numa intervenção física co-desenhada e co-construída, e na elaboração de um manual de intervenção com base nos 2 projetos-piloto.
Projecto realizado no âmbito do programa municipal BIPZIP-2018.


Projecto «Engenheiras Por 1 Dia»
O Projeto Engenheiras Por Um Dia tem como objetivo central promover as áreas da engenharia e tecnologia junto das jovens que frequentam o 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário, mobilizando universidades e engenheiras como role model, levando às escolas e alunas desafios práticos das engenharias e das tecnologias. O projeto pretende prevenir e combater a intensificação da segregação das profissões em razão do sexo e, em especial, a ausência das mulheres das áreas de engenharia e tecnologias.

Projeto Crescer + Igual - Primeiros anos
O Projeto “Crescer + IGUAL – Primeiros Anos”, promovido pela Questão de Igualdade em parceria com a Direção-Geral da Educação, a Câmara Municipal da Amadora e Likestillingssenteret (The Centre for Equality) desenvolvido no âmbito do Programa Cidadãos Ativ@s, financiado pelo EEAGRANTS e gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto tem por objetivo promover a Igualdade de Género, enquanto Direito Humano fundamental, investindo na educação e sensibilização das crianças da Educação Pré-Escolar como condição essencial para a formação de Cidadãos e Cidadãs de pleno direito.

Projeto Corações com Coroa
A Associação Corações Com Coroa é uma associação sem fins lucrativos e Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) nascida em 2012 a partir de vontades com disponibilidade e entrega, para promover uma cultura de solidariedade, igualdade de oportunidades e inclusão sócio- afectiva de pessoas em situações de vulnerabilidade, risco ou pobreza.
“CCC vai à Escola” é um projeto artístico-pedagógico validado pela Direção-Geral da Educação (2016) que vem reforçar a importância de alunos e alunas conhecerem os seus direitos.

INICIATIVAS

Vídeoconferências SICAD
Uma comunicação de Cristiana Vale Pires, investigadora de pós-doutoramento na Universidade Católica do Porto, que na sua intervenção abordou as perspetivas de género no uso de substâncias psicoativas e no uso de drogas, abordando, também, a feminização e o sexismo em ambientes de lazer noturno.

Fronteiras XXI - Os Temas que Desafiam Portugal e o Mundo
Fronteiras XXI, programa mensal da RTP3 que resulta de uma parceria entre a Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) e a RTP pretende debater os grandes temas que desafiam Portugal e o mundo.