Igualdade de Género

Recursos

Aplicações (telemóvel/PC's)
Aplicação informática para trabalhar questões de Práticas Nefastas (casamentos precoces, MGF, ...) e desigualdade de género

Convenções
1. Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres, aprovada em 1979, entrou em vigor em 1981.
2.Convenção do Conselho da Europa para a Prevenção e o Combate À Violência Contra as Mulheres e a Violência Doméstica (11/05/2011) Foi ratificada por Portugal em 2013 e entrou em vigor em 2014.

Estudos
(1) Estudo Internacional sobre Bem-estar Infantil para ajudar a melhorar as experiências de aprendizagem e para melhor apoiar o seu desenvolvimento e bem-estar geral.

Livros - Fundação Francisco Manuel dos Santos
Livros sobre Igualdade de Género ao longo da vida - PDFs gratuitos

WEBINARES - Educar para a Cidadania com Afetos
1. Centrado nas questões da violência no namoro, da masculinidade e da feminilidade na promoção da Igualdade de Género, destinando-se a docentes e alunos/as do ensino secundário
2. Centrado na promoção da Igualdade de Género, enquanto Direito Humano fundamental, investindo na educação e sensibilização das crianças da educação pré-escolar e do 1º ciclo como condição essencial para a formação de cidadãos e cidadãs de pleno direito.
3. Centrado nas questões do género, da sexualidade, bullying e bullying homofóbico, contribuindo para a melhoria dos relacionamentos afetivo-sexuais dos jovens enquadrando-se em finalidades da Lei n.º60/2009 de 6 de agosto.
4. Centrado nas alterações climáticas, na poluição e na sobrepesca no oceano global. No que é o ecofeminismo, no empoderamento feminino e proteção ambiental, na quantidade de vidas humanas que dependem de um oceano saudável e próspero.


Artigo 43.º - Formação em Cidadania (Igualdade de Género)

estabelece o regime jurídico aplicável à prevenção da violência doméstica, à proteção e à assistência das suas vítimas