Neste desafio, crianças e jovens das nossas escolas, voltaram a olhar para provérbios que, fazendo parte da nossa cultura são frequentemente usados enquanto justificação/aceitação para certos atos e comportamentos e deram-lhes um "visual" mais atual.
Em abril o provérbio vencedor toca na fragilidade. A fragilidade é sem dúvida, uma característica que nos provérbios, tal como socioculturalmente estereotipada, é conotada com o género feminino, sendo que do género masculino se espera exatamente o oposto. Ora esta visão que tem atravessado os tempos é redutora e tóxica para ambos os géneros, sendo impositora de um estereótipo que importa combater. A fragilidade ou a força, não devem estar associadas ao género.
Para o provérbio de abril chegaram cerca de meia centena de propostas para “dar a volta ao texto” a numerosos provérbios, dos quais os 5 selecionados pelo júri, estiveram a votação – pode revê-los aqui.
Parabéns a todas as turmas participantes! Apresentaram propostas muito relevantes!
No total houve 339 votos, distribuídos pelos 5 provérbios a votação.
O público votou e a proposta vencedora com 128 votos, deu a volta ao texto ao provérbio: “A mulher e o vidro estão sempre em perigo.”
Argumentação apresentada: "Este provérbio sugere que as mulheres estão sempre em perigo por serem consideradas frágeis, quer fisicamente, como o vidro, quer psicologicamente, sugerindo a sua pouca capacidade de defesa, e, por essa razão, frequentemente negligenciadas e maltratadas. É importante que a imagem da mulher se altere para que seja vista como um ser humano forte e merecedor de todo o respeito e admiração.”
Nova proposta:
# “Ninguém deve ser associado à fragilidade, todos merecem respeito e igualdade.”
Enviado pela turma D do 6.º ano, da Escola Básica da Benedita do Agrupamento de Escolas da Benedita.
Docente responsável: Coordenadora de educação para a cidadania da escola, Regina Trindade
PARABÉNS A TODOS/AS!
Assim, está já identificado, enquanto provérbio de fevereiro em "Provérbios, vamos dar a volta ao texto"
Estamos já a receber as vossas propostas para o provérbio do mês de maio. Contamos convosco, vamos continuar a dar a volta ao texto!
Toda a informação e regulamento disponível aqui