
Tabaco

Dada a necessidade de aumentar a consciencialização sobre os efeitos prejudiciais do uso do tabaco e da exposição ao fumo passivo, e desencorajar o uso do tabaco em qualquer uma de suas formas, foram desenvolvidos em parceria 3 novos recursos que pretendem auxiliar a trabalhar precocemente estes temas juntos de crianças e jovens:



O Referencial de Educação para a Saúde, elaborado pela DGE, em parceria com a DGS , neste caso concreto, com o Programa Nacional para a Prevenção e Controlo de Tabagismo, destaca no subtema destinado ao Tabaco, que “O tabaco é a segunda substância mais consumida pelos jovens, associando-se ao consumo de álcool, de canábis ou de outras substâncias psicoativas. A experimentação tem lugar em idades precoces, devido à conjugação de diversos fatores, (...). Dado que a nicotina tem elevado poder aditivo, muitos dos jovens que experimentam fumar acabarão por se tornar dependentes, passando a consumir tabaco diariamente, colocando potencialmente em risco a sua saúde e a dos que os rodeiam. Fumar diminui a esperança de vida em mais de uma década e retira anos de vida saudável”.
A prevenção e o controlo do tabagismo constituem uma das áreas a desenvolver no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania enquadrada ela também nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

-
PROGRAMA DE PREVENÇÃO DO TABAGISMO EM MEIO ESCOLAR (pdf)
PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA DIFERENTES NÍVEIS DE EDUCAÇÃO E ENSINO
# 1º Ciclo do Ensino Básico- Apresentação e desafios: Tabaco e Saúde

# Guião da Atividade: Histórias com final feliz - Ensino Básico_Ensino Secundário (pdf)




# PROGRAMA NACIONAL PARA A PREVENÇÃO E CONTROLO DO TABAGISMO
# Fumar aumenta o risco de COVID-19!