Comportamentos Aditivos e Dependências
No âmbito da educação, a intervenção preventiva, preconiza uma abordagem às crianças e aos jovens, focada na alteração dos comportamentos e das práticas pessoais e sociais e na criação de um clima escolar positivo, no qual a criança/jovem se sente envolvido, seguro e reforçado, sendo este facilitador da aprendizagem e promotor do seu desenvolvimento integral. Nesse sentido, tem a escola um papel preventivo privilegiado e indispensável.
Tendo em conta os atuais critérios de qualidade para a intervenção preventiva, em contexto escolar, esta ganha eficácia quando é desenvolvida pela comunidade escolar, através do envolvimento dos seus vários atores, numa abordagem global que procure a implementação de respostas integradas com os recursos da comunidade envolvente. Pode ainda assumir um caracter específico ou inespecífico, enquanto abordagem focada exclusivamente nos fatores e problemas resultantes dos CAD ou numa abordagem mais ampla e integrada que responde aos aspetos comuns dos comportamentos de risco e a outras expressões de mal-estar das crianças e jovens, como as perturbações do comportamento alimentar, o desenvolvimento de comportamentos violentos ou de bullying, os comportamentos sexuais de risco, os processos de desadaptação, isolamento e depressão, insucesso e abandono escolar, entre outros.