As crianças e jovens são, muitas vezes, vítimas silenciosas de Violência Doméstica, situação acentuada no contexto particular de contenção provocada pela Covid 19.
A Educação para a Cidadania é uma missão de toda a Escola, pelo que a participação de todos os membros da sua comunidade educativa, no combate a todas as formas de violência é um ato de cidadania ativa.
O Ministério da Educação, atento à realidade da violência doméstica e tendo presente a sua missão, participou na elaboração do Guia de Intervenção Integrada Junto de Crianças e Jovens Vítimas de Violência Doméstica, que visa melhorar a intervenção junto de crianças ou jovens vítimas de maus tratos em contexto de violência doméstica e estabelecer um quadro comum de intervenção integrada.
No sentido de dar a conhecer aos elementos da comunidade educativa, sinais de alerta, fatores de risco e princípios gerais de atuação, foi elaborado um flyer, com informação que pretende clarificar o que fazer quando confrontados com uma potencial situação de Violência Doméstica.
A divulgação Flyer na página web da Escola/ Agrupamento de Escolas e redes sociais (se for o caso), a sua partilha com os pais e encarregados/as de educação, bem como a sua abordagem junto das crianças e jovens e demais elementos da comunidade educativa é uma preciosa ajuda na disseminação desta informação e no combate à violência.
A violência doméstica é crime público e denunciar é obrigatório!
Basta que ocorra uma vez.