O desafio que leva crianças e jovens, nas Escolas, a refletir sobre a atualidade de certos provérbios da cultura portuguesa, continua. O júri, constituído por elementos da Direção-Geral da Educação e da Associação Internacional de Paremiologia, selecionou 8 provérbios, que estão, entre os dias 2 e 5 de janeiro, sujeitos a votação pública em plataforma online.
A discussão e a reflexão em torno de antigos provérbios continua nas salas de aula do país procurando dar-lhes uma nova “voz” em sintonia com a realidade atual, procurando contribuir para a igualdade entre raparigas e rapazes, homens e mulheres.
Mais um mês, e novas propostas, para dar resposta a “Provérbios, vamos continuar a dar a volta ao texto!”, chegaram, vindo de escolas de todos os cantos do País, propondo novas versões, no espírito da igualdade de oportunidades, da partilha de tarefas e da eliminação de estereótipos, em sintonia com o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Difícil é sempre a tarefa de selecionar apenas 8 propostas para a votação pública.
Assim, avaliadas pelo júri, de acordo com o regulamento, as “novas” propostas que pretendem dar a volta ao texto a antigos provérbios, estão disponíveis para votação, entre 2 e 5 de janeiro, em “vota no provérbio do mês de dezembro”