A formação, inicial e contínua, de profissionais de educação na área da igualdade de género, é fundamental para desconstruir estereótipos de género e para a promoção de uma sociedade mais equitativa e saudável. Estes foram os objetivos primordiais do projeto Kinder, desenvolvido pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC) em parceria com a Escola Superior de Educação de Coimbra, ao longo de dois anos e meio.
O projeto Kinder foi apresentado, no dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, no Centro de Informação Urbana de Lisboa e contou com a presença da equipa de investigação.
Desenvolvido por especialistas na área da educação, cidadania e estereótipos, “o manual KINDER “Desconstrução de estereótipos desde a infância” organiza-se em 9 módulos, ao longo dos quais se abordam temas essenciais para um currículo inclusivo e transformador de normas estereotipadas de género, tais como igualdade e equidade, educação não violenta, relação entre famílias e escola, entre outros”.
O manual, que pode ser descarregado aqui foi pensado para que profissionais de educação formal e informal o possam utilizar para educar e formar as crianças dos 3 aos 12 anos.
Foi também lançado o livro “O bicho verde” pela escritora Rita Joana que abordou esta temática através de uma história infantil, pode aceder e descarregar aqui.
Os recursos produzidos, também disponíveis no website da Cidadania no domínio da Igualdade de Género, respondem a princípios, à visão e a valores, preconizados no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, permitindo o desenvolvimento de competências nas áreas do relacionamento interpessoal, do pensamento critico e pensamento criativo, bem-estar, saúde e ambiente, entre outras.