Em janeiro o tema do 5º Flyer é a Violência de género!
Tipo de violência que é dirigida a uma pessoa em função do seu género, compreendendo quaisquer danos praticados contra a sua vontade, com impacto negativo na sua saúde física e psicológica, desenvolvimento e identidade, resultando de desigualdades hierarquizadas de poder nas disparidades e expectativas entre homens e mulheres. (Conselho da Europa, 2015)
Os períodos de confinamento relacionados à COVID colocaram muitas raparigas em maior exposição a práticas de violência com base no género, incluindo exploração sexual e a gravidez não planeada, ao mesmo tempo que lhes condicionou o acesso a serviços vitais para proteção, nutrição, saúde e bem-estar. (Building back equal: Girls back to school guide, 2020)
Dados de crises anteriores mostram que as raparigas são particularmente vulneráveis aquando do encerramento prolongados de escolas, aumentando o trabalho não remunerado e limitando o seu tempo disponível para aprender em casa. (Building back equal: Girls back to school guide, 2020)
O dia 30 de janeiro assinala o Dia Escolar da Não Violência e da Paz.
Desafiamos para que, na construção de uma cidadania plena e responsável se possa debater abertamente, considerando o local onde se vive e estuda, o sexo, o género, a classe social, a etnia, …, o que é viver sem violência e em Paz? É igual para todas as pessoas?
Fica o desafio, por uma escola plena de cidadania e sem violência!
Aqui podem ser consultados todos os flyers publicados!