Mix of colors

Diz sim à empatia, diz não à violência!

Diz sim à empatia, diz não à violência!
Notícia
Date

O documento Perfil do Aluno à Saida da Escolaridade Obrigatória, consubstancia um conjunto de principios que contribuem para prevenir a violência de género e promover a equidade e a igualdade. Assente em principios de base humanista, em saberes e valores que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa, centrada na pessoa e na dignidade humana, no saber, centro do processo educativo e no desenvolvimento em crianças e jovens de uma cultura científica que os oriente na compreensão e tomada de decisões e na intervenção sobre as realidades naturais e sociais no mundo, a Escola, promotora de equidade e democracia, numa diversidade que cruza naturezas socioeconómicas e culturais, cognitivas e motivacionais, é igualmente espaço de debate e desconstrução de mitos e estereótipos, muitos dos quais percursores de fenómenos de violência.

Este mês de novembro divulga-se o flyer 

Sabias que… Há estereótipos e preconceitos que promovem a desigualdade e a violência? Diz sim à empatia, diz não à violência!

https://cidadania.dge.mec.pt/sites/default/files/pdfs/flyers-ignovembro2021vd.pdf
Download em PDF disponível aqui

 

Assim, durante o mês de novembro, onde no dia 25 se assinala o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, convidamo-vos a divulgar e refletir sobre a questão da masculinidade e da feminilidade e na desconstrução de estereótipos de género socialmente normativos, que cruzam as formas de ser e agir e começam a ser incutidos desde tenra idade nas brincadeiras e atitudes que se julgam distintas para o menino e para menina.

Enquanto recurso para a prevenção da violência de género e a violência no namoro (violência doméstica) sugerimos também a visualização do webinar "Olhos nos olhos pela Igualdade" centrado nas questões da violência no namoro, da masculinidade e da feminilidade. Procura também a promover os direitos das mulheres e das raparigas e fomentar a  igualdade de género em vários planos – político, económico, social e cultural –  investigando numa contribuição para a eliminação de estereótipos e para a prevenção da violência de género e a violência no namoro.