Igualdade de Género

Votação - provérbio do mês de MARÇO

Paragraph

Avaliadas pelo juri, com base na originalidade e fundamentação apresentada, as 8 “novas” propostas que pretendem dar a volta ao texto a antigos provérbios, a votação, entre 1 e 5 de abril de 2024 são:

# Provérbios a votação (por ordem cronológica de chegada):

 

O homem vence pela coragem, a mulher pelo carinho.       

Este provérbio não faz sentido atualmente e descrimina as pessoas em função do seu género. Noutros tempos, as emoções e a sensibilidade eram características atribuídas ao sexo feminino, enquanto que a coragem era apanágio dos homens. Atualmente, tanto os homens como as mulheres enfrentam as dificuldades da vida com coragem  e devem mostrar as suas emoções, o que os torna mais verdadeiros perante o outro.    

# “Com coragem e carinho, mulheres e homens conseguirão levar a água ao seu moinho.”

divisor

Água e Mulher só boa se quer.         

Num mês em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, foi o acaso que nos levou a encontrar o provérbio que escolhemos para desconstruir. A caminho da Serra da Estrela, na esperança de nos deliciarmos com paisagens cobertas de um manto branco, encontramos, na Praça de Folgosinho, a Fonte do Pedrão, considerada por muitos a mais bela da aldeia. Nesta fonte, ao lermos a seguinte inscrição, num painel de azulejos: “Água e Mulher só boa se quer”, de imediato surgiram reações e teve início uma profícua discussão. Todos os anos, a 8 de março, celebra-se o Dia Internacional da Mulher para comemorar e honrar os direitos que as mulheres conquistaram até à data, relembrando o caminho para a igualdade.   Assim, a mulher não só se quer boa (independentemente do sentido que queiramos dar à palavra), como deve ser valorizada, por toda a sua complexidade e igualada a qualquer homem, sublinhado o papel fundamental da inclusão no avanço da igualdade de género. Sem dúvida que "Quando inspiramos os outros a compreender e a valorizar a inclusão das mulheres, criamos um mundo melhor.

# “Homem e Mulher, com os mesmos direitos se quer”.

divisor

Homem na praça, mulher em casa.  

A escolha deste provérbio vem  ao encontro da comemoração do Dia Da Mulher. Este provérbio era válido porque as mulheres não podiam estudar, votar, nem expressarem-se. Os homens tinham mais "liberdades" do que as mulheres. Hoje em dia defendemos os direitos e os deveres de cada um sem olharmos ao género.          

# “Juntos na praça e em casa, todos vivem em graça.”

divisor

Homem de palha vale mais que mulher de ouro.     

Significado: Sugere que um homem honesto e íntegro é mais valioso do que uma mulher rica. Reflexão: O verdadeiro valor de uma pessoa está nas suas qualidades, caráter e contribuições individuais, independentemente do género. Devemos reconhecer e valorizar a diversidade de habilidades e talentos.           

# “O valor está na essência, não na aparência.”

divisor

À mulher casada o marido lhe basta.           

Significado: Enfatiza a lealdade e satisfação da mulher em relação ao seu marido, sugerindo que ela não precisa de mais nada para ser feliz. Reflexão: Podemos mudar esta afirmação para sublinhar a importância do apoio mútuo e da autonomia dentro do casamento, reconhecendo que cada pessoa tem as suas próprias necessidades e aptidões.       

# “No casamento, apoio e liberdade, caminham juntos na felicidade.”

divisor

Homem de palha vale mais do que mulher do ouro

Nós consideramos o provérbio acima machista já que, no mesmo, é comparado o valor dos dois géneros colocando o homem, do género masculino, no cume.  Por sua vez, a mulher, do género feminino, é  inferiorizada já que, mesmo valendo “ouro” continua a  ter menos importância. Por outro lado, pensamos que o trabalho deveria ser o verdadeiro fator de valorização das pessoas.

 

# “Homem e mulher de ouro ou de palha, depende do que  trabalha!”

divisor

Quem a mulher ensina a ler, ou é corno ou está para ser.

Este provérbio é bastante agressivo, o que transmite que se uma mulher é ensinada a ler (por um homem) ele é, ou será, enganado ou traído por ela. É uma expressão machista que reflete visões ultrapassadas sobre o papel das mulheres na sociedade e que contínua a defender o estereótipo de que a mulher está destinada às tarefas que requerem pouca instrução.         

# “Quem ensina com respeito, aprende com sabedoria.”

divisor

Do vinho e da mulher livre-se o homem, se puder.

O provérbio sugere que o homem deve evitar tanto o excesso no vício do consumo de vinho, quanto nas relações com as mulheres, pois ambos podem trazer problemas, fazendo uma comparação de um vício (algo mau) com a mulher (ser humano igual em direitos).

#"Mulher ao lado, vinho moderado, um bom clima em todo o lado."

 

Divulgação
Divulgação