Igualdade de Género

Violência no Namoro

Image
Violência no Namoro
Paragraph

A Prevenção da Violência no Namoro cruza vários domínios. Uma vez que há uma maior perpetração deste tipo de violência sobre as raparigas, é considerada também violência de género e enquadra-se no crime de Violência Doméstica.

A violência pode ser ativa ou passiva, verbal ou agida, psicológica ou física. Na violência há sempre um problema de poder; uma assimetria que é usada como fonte de abuso e de triunfo da força sobre a fragilidade.

A violência no namoro não é uma brincadeira de crianças e pode acabar na sala de audiência de um tribunal. Basta apresentar queixa-crime contra o agressor. A possibilidade existe desde 2013, quando o Código Penal incluiu no artigo 152.º, relativo ao crime de violência doméstica, uma alínea sobre as relações de namoro. É urgente explicar que atitudes como o insulto, a ameaça, a humilhação e a proibição não se legitimam. Que em caso algum se deve bater. E que nunca se faz pressão para ter um beijo, muito menos sexo.

Vídeo RTP ENSINA: A Violência no namoro é crime público

Regras básicas para um namoro perfeito, ignoradas por uma grande percentagem dos alunos inquiridos em 2015, no estudo da União Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR).

A peça conta com declarações de jovens não identificados, Ana Guerreiro, da UMAR, e Madalena Sofia Oliveira, investigadora sobre Violência no Namoro.

Projetos 

# Em Cascais desenvolveu-se um projeto- Kit pedagógico - PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES DE INTIMIDADE JUVENIL, ferramenta a utilizar pelas escolas, que está disponível em:

 

Imagem removida.

Kit pedagógico - Prevenção da Violência nas Relações de Intimidade Juvenil

 

# O Unlove é um jogo digital, de sensibilização e prevenção da violência no namoro. Resulta de um projeto do MDM (Unlove/Unpop), financiado pela Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, e conta com a colaboração da Universidade de Aveiro, nomeadamente do Departamento de Comunicação e Arte e do Digimedia (Centro de Investigação em Media Digitais), disponível em:

Imagem removida.

Jogo UNLOVE

 

Aceda aqui à página onde pode encontrar mais recursos sobre este tema.

ENTIDADES PARCEIRAS

  • Associação de Apoio à Vítima - APAV

  • Instituto de Apoio à Criança - IAC

  • Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens - CNPDPCJ

  • PROGRAMA ESCOLHAS

  • Programa Escola Segura - realização de seminários/palestras/ações de sensibilização nas escolas por elementos com formação adequada.