Mix of colors

#toys & diversity (brinquedos e diversidade) combater estereótipos

#toys & diversity (Brinquedos e diversidade) combater estereótipos
Notícia
Date

Aproximando-se a época natalícia em que as crianças são o centro da atenção das grandes cadeias comerciais de brinquedos, divulgamos os princípios chave da campanha #toysdiversity, e da conclusão de um estudo, que alerta para o papel que os brinquedos podem ter na criação ou desconstrução de estereótipos nas crianças.

Publicado em 2016 “study on toys catalogues in europe: making or breaking stereotypes?”, a COFACE Families Europe, numa visão crítica ao mundo dos catálogos de brinquedos desenvolveu seis princípios-chave no âmbito da sua campanha #ToysAndDiversity. O objetivo desta campanha centra-se na sensibilização e analise da representação das crianças nos meios de comunicação (media) e nos catálogos de brinquedos. Os seis princípios oferecem uma visão crítica ao mundo dos catálogos de brinquedos, informando sobre os questões que pais e famílias devem ter em atenção.

Apesar de Portugal não ter participado no estudo, alguns dos catálogos analisados fazem parte da oferta do nosso país, e os princípios desenhados pela COFACE alicerçam o estabelecido no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória, em que crianças e jovens constroem e sedimentam uma cultura científica e artística de base humanista mobilizando valores e competências que lhes permitem intervir na vida e na história dos indivíduos e das sociedades, tomar decisões livres e fundamentadas sobre questões naturais, sociais e éticas, e dispor de uma capacidade de participação cívica, ativa, consciente e responsável, ainda na questão da Inclusão sendo a escolaridade obrigatória de e para todos, promotora de equidade e democracia. A escola contemporânea agrega uma diversidade de alunos tanto do ponto de vista socioeconómico e cultural como do ponto de vista cognitivo e motivacional. Todos os alunos têm direito ao acesso e à participação de modo pleno e efetivo em todos os contextos educativos.

Cada criança deve ser livre de escolher com o que quer brincar.  A participação dos adultos nas brincadeiras e nos cuidados parentais positivos é importante e benéfica para as crianças. Romper estereótipos e mostrar modelos de papéis positivos é fundamental para permitir que cada criança cresça sem a perceção de que existem papéis predefinidos para homens e mulheres.

De uma forma sintética os 6 princípios centram as escolhas nas crianças e na sua liberdade de opção sem condicionamento face a estereótipos culturais. Alertam para a necessidade, na produção e distribuição de brinquedos, da representatividade das famílias na sua diversidade, de dar visibilidade às crianças com deficiência e da representação das diferentes origens étnicas e raciais.

Pode consultar aqui os seis princípios e os seus valores centrais.