O Perfil dos Alunos aponta para uma educação escolar em que alunos e alunas desta geração global constroem e sedimentam uma cultura científica e artística de base humanista. Para tal, mobilizam valores e competências que lhes permitem intervir na vida e na história dos indivíduos e das sociedades, tomar decisões livres e fundamentadas sobre questões naturais, sociais e éticas, e dispor de uma capacidade de participação cívica, ativa, consciente e responsável, enquanto desenvolvem o pensamento crítico e criativo.
Numa consulta aos manuais escolares, facilmente se percebe que a maioria das personalidades destacadas nas várias áreas são homens. No entanto há numerosas mulheres que tiveram igualmente um papel importante na vida e na história, seja nas artes, nas ciências, nas letras, na defesa dos direitos humanos, na defesa de minorias, na defesa dos direitos dos animais, na promoção da interculturalidade, na história de Portugal ou mundial, etc. Não interessa a área, interessa o seu papel e o contributo que teve para a história, presente ou passada, que lhes devia abrir as portas à presença em páginas dos manuais escolares, figurando em paridade com os homens, no destaque do seu trabalho.
Convidamos-vos assim, a promover o seu trabalho. Pesquisando, valorizando, relatando e divulgando o seu trabalho, enquanto espaço que deviam ter numa página ou capítulo de um manual escolar.
Na resposta a mais este desafio, as crianças e jovens são levados a desenvolverem algumas competências como, o pensamento crítico e criativo, aprofundar o saber científico e tecnológico, aumentar a sensibilidade estética e artística, produzir textos, trabalhar formas de comunicação e informação.
Nessa base, desafiamos crianças e jovens desde o 1º ciclo até ao ensino secundário, na componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento a conhecer melhor e a dar a conhecer, as mulheres que se têm destacado nas mais diversas áreas de estudo.
Toda a informação e regulamento disponível aqui