Mix of colors

Notáveis na Minha Escola - Evento final realizado dia 5 de junho na EBS Ferreira de Castro – Oliveira de Azeméis

Notáveis na Minha Escola - Evento final realizado dia 5 de junho na EBS Ferreira de Castro – Oliveira de Azeméis
Notícia
Date

A iniciativa Notáveis, após a aposta do ano anterior no desafio de dar visibilidade a mulheres “Notáveis da minha Terra”, apostou este ano no desafio “Notáveis na Minha Escola”.

Nesta segunda edição, a Direção de Serviços de Projetos Educativos (DSPE) - Domínio da Igualdade de Género, da Direção-Geral da Educação (DGE), procurou dar o reconhecimento a inúmeras mulheres que, frequentemente, são esquecidas e não referenciadas, nomeadamente nos Manuais Escolares. Alunos e alunas, no âmbito da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, refletiram, pesquisaram e encontraram, numerosas mulheres que tiveram um papel importante na vida e na história, nas artes, nas ciências, nas letras, na defesa dos direitos humanos, na defesa de minorias, na defesa dos direitos dos animais, na promoção da interculturalidade, na história de Portugal ou mundial. Sem preocupação pela área, interessa o seu papel e o contributo que tiveram para a história, presente ou passada, que lhes devia abrir as portas à presença em páginas dos manuais escolares, figurando em paridade com os homens, tendo o seu trabalho destaque.

Este desafio, culminou, no passado dia 5 de junho, na Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis, com a sessão de entrega de certificados e prémios aos alunos e às alunas, que ao longo do ano letivo, aceitaram o desafio de consultar os seus manuais escolares, e, em grupo, propuseram novas páginas onde figurassem mulheres.

Ao longo deste ano letivo, 32 agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, enviaram 151 trabalhos, envolvendo 648 alunos/as, que podem ser visualizados em Notáveis na minha Escola

Neste evento final, contamos com as intervenções da anfitriã, Ilda Ferreira, Diretora do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, Rui Cabral, Vice-Presidente e Vereador da Educação da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e José Carlos Sousa, Diretor de Serviços da DSPE da DGE. Na impossibilidade de estar presente, Isabel Rodrigues, Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, deixou uma mensagem gravada dirigida a todos os alunos e alunas, docentes e demais educadores, dando os parabéns pela participação e pela importante reflexão feita na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Também as notáveis Helga Correia (deputada e ativista) e Maria Gil (cigana, atriz e ativista) na impossibilidade de estarem fisicamente presentes, partilharam igualmente a sua mensagem de estímulo na continuação de darem visibilidade a mulheres, num comprometimento para a Igualdade de Género entre raparigas e rapazes, mulheres e homens.

O momento alto verificou-se quando a Notável, Lara Pinto jovem de 16 anos, escritora, já com 4 livros publicados e com o 5º a lançar este mês, partilhou a sua história. Começou a escrever a partir de um desafio de uma professora, nunca mais parando. Apesar deste gosto, o seu futuro passará pela matemática e pela física, mostrando como é possível articular áreas aparentemente tão diferentes. Choveram questões da jovem plateia, com alunos e alunas a querer saber mais sobre os seus gostos e passatempos.

Houve a destacar ainda, dois momentos artísticos. Um momento de dança na abertura do evento, interpretado por 2 alunos e 2 alunas da Fábrica das Artes, escola artística parceira do Agrupamento e outro, desta vez musical, foi protagonizado por 2 trompetistas, antecedendo a entrega dos certificados e prémios tão ansiados pela jovem plateia.

O António e a Juliana, aluno e aluna do 5º ano, da escola anfitriã, apresentaram com muito profissionalismo e sentido de responsabilidade todo o evento. Fantásticos!!

Pode assistir aqui a um resumo do evento 

 

 

A equipa de streaming da DGEstE permitiu que, na impossibilidade de estarem presentes, outras escolas e pessoas interessadas pudessem acompanhar o evento, que ficou gravado e está disponível para (re)ver aqui