Mix of colors

#EUSOBREVIVI

#EUSOBREVIVI
Notícia
Date

Hoje, 25 de novembro assinala-se o o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

Para assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) lançam hoje a campanha #EuSobrevivi, que reforça a vigilância contra a violência doméstica e alerta para os desafios impostos pela pandemia COVID-19.

A campanha baseia-se em mensagens escritas por vítimas durante a 1ª vaga da pandemia para a linha SMS 3060, pretendendo transmitir informação útil acerca dos serviços de apoio existentes. O vídeo da campanha decorre num contexto profissional, pretendendo alertar para a importância das pessoas que no seu dia-a-dia têm contacto com potenciais vítimas de violência doméstica e que se devem mobilizar para as apoiar. Toda a estratégia é de capacitação das vítimas, indicando serviços e mobilizando para uma ação coletiva de apoio.

Para reforçar esta ação, é hoje lançado o Pacto Contra a Violência, que resulta da colaboração entre o Governo e uma rede que conta já com 20 organizações.

Pacto contra a Violência, apresentado hoje pelas 15h através de um webinar, visa não só reconhecer e dar continuidade a este processo de colaboração, como apoiar estas organizações na promoção de práticas internas de prevenção e combate à violência doméstica, com base, por exemplo, no Guião de Boas Práticas: Prevenção e Combate à Violência Contra as Mulheres e à Violência Doméstica nas Entidades Empregadoras (CIG, 2019).

A violência contra as mulheres e a violência doméstica é crime público e uma responsabilidade coletiva. Ligue 800 202 148 ou envie uma SMS para o 3060.

Aceda ao materiais da campanha aqui.

Fonte: CIG

 

#EuSobrevivi – Campanha Nacional de Prevenção e Combate à Violência contra as Mulheres e Violência Doméstica (2020)