Mix of colors

25 de novembro: Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

25 de novembro: Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres
Notícia
Date

Numa época em que os números apresentados pelo Estudo Nacional Sobre Violência no Namoro (UMAR, 2024), mostram que  um grande número de jovens continua a desvalorizar situações  de violência,  convidamos as Escolas a semear, plantar e regar um jardim de afetos. Uma flor, um vaso, um canteiro, um jardim, contra a violência doméstica e de género.

Se o cravo representa abril, vamos usar as flores, que precisam, tal como as relações, de constante cuidado (de rega, de luz, de atenção), enquanto símbolos de afeto e prevenção da violência.

Porque queremos que seja sempre Primavera, disponibilizamos um Padlet, para que partilhem as vossas flores e jardins, com mensagens de respeito, confiança e empatia. Este espaço é vosso!

Por outro lado, a Direção de Serviços de Projetos Educativos da Direção-Geral da Educação, vem ainda convidar as escolas a visionar a animação Prevenção da Violência no Namoro”, dando o mote  para a reflexão, sensibilização e discussão junto dos jovens.

Foram também convertidos para formato Instagram, podendo ser partilhados e divulgados através desta rede social, as imagens dos cartazes construídos e base desta animação:

imagens e cartazes

- Prevenção da Violência | Educar para os Afetos
- Namorar é respeitar e confiar!
- Namorar é escutar e comunicar!
- Namorar é partilhar afeto!
- Namorar é comunicar abertamente e utilizar preservativo!

 

Relembrando que a violência no Namoro se enquadra no crime de Violência Doméstica, crime público de denúncia obrigatória, o apelo passa também por convidar à denuncia, mesmo anónima ou sob anonimato, por telefone, numa esquadra ou junto da Procuradoria-Geral da República.

O respeito, a confiança, a empatia, o afeto são ingredientes de uma Relação Saudável. Se estás ou conheces quem esteja numa relação afetiva tóxica, denuncia!