Mix of colors

10º Flyer - Os brinquedos e as brincadeiras não têm género!

10º Flyer - Os brinquedos e as brincadeiras não têm género!
Notícia
Date

Dia 1 deste mês de junho, celebrou-se mais um Dia Mundial da Criança. Tal comemoração deve levar-nos a refletir sobre o que é ser criança. A infância é uma fase de descoberta e aprendizagem, pelo que é importante dar liberdade para que cada criança seja livre de escolher com o que quer brincar e com quem quer brincar. A participação das pessoas adultas nas brincadeiras e os cuidados parentais positivos são importantes e benéficos para as crianças. Romper estereótipos e mostrar modelos de papéis positivos é fundamental para permitir que cada criança cresça sem a perceção de que existem papéis predefinidos para homens e mulheres.

Este 10º flyer - Os brinquedos e as brincadeiras não têm género, visa contribuir para eliminar a divisão estereotipada do que devem ser brinquedos e brincadeiras de meninos e meninas. Os brinquedos e as brincadeiras não têm género, deixemos as crianças brincar de faz de conta a ser quem elas quiserem ser, estimulando assim a sua criatividade, a curiosidade, a reflexão e a inovação na procurar novas brincadeiras e soluções para eventuais problemas, tal como se recomenda no Perfil do Aluno à Saída da escolaridade Obrigatória.

“O brincar está em vias de extinção!
Vive-se como se fosse uma atividade, cada vez mais, fugidia de fim-de-semana.
Vive-se cada vez menos com o corpo, com os outros e ao ar livre.
Vive-se como se fosse um adereço do crescimento e não tanto como a sua vitamina indispensável.
Quem não brinca não imagina e não pensa.
E não junta aquilo que sente a tudo o que descobre.
Quem não brinca não aprende. Não convive. E não sonha. E não costura histórias.
As crianças precisam do brincar como o seu mais precioso respirar.
Junte-se às crianças. Salve o brincar!” (Sá, 2000)

Importa neste contexto de brincar, considerar também a importância da representatividade da diversidade de famílias, das crianças com deficiências e com diferentes origens étnicas, raciais, culturais, entre outras, contribuindo assim para a rejeição de todas as formas de discriminação e de exclusão social.

Os brinquedos e as brincadeiras não têm género!
Download em PDF disponível aqui

 

 

  Aqui podem ser consultados todos os flyers publicados