Mix of colors

Divulgação do vencedor do provérbio de janeiro… Continuamos a dar a volta ao texto!

Divulgação do vencedor do provérbio de janeiro…  Continuamos a dar a volta ao texto!
Notícia
Date

Está encontrado o vencedor do provérbio do mês de janeiro, no âmbito do desafio “Provérbios, vamos continuar a dar a volta ao texto!, após a votação pública a que estiveram sujeitos os 8 provérbios selecionados pelo júri.

 

“De mulher e homem nenhum medo se deve ter, a confiança e o respeito têm que prevalecer!” foi a proposta vencedora, com 987 votos, em mais uma votação muito participada com um total de 2099 votos distribuídos pelo público nos 8 provérbios a concurso em “vota no provérbio do mês de janeiro”.

A professora Helena Alves e os alunos e as alunas da turma B, do 11ºano, de Artes Visuais e Ciências e Tecnologias da Escola Secundária da Arganil, responderam ao desafio “Provérbios, vamos continuar a dar a volta ao texto!” e deram uma nova expressão, ao provérbio “De nenhuma mulher há que fiar e de todo o homem há muito que temer”, considerando que o “provérbio enfatiza aspetos negativos tanto para a mulher como para o homem uma vez que preconiza a ideia de que se deve desconfiar sempre das mulheres e, no caso dos homens, que há que recear do que poderão fazer, pressupondo a ideia de masculinidade e de que devem atuar na base da força e da sua superioridade. Assim, este provérbio mantém a ideia da desigualdade de poder e da desconfiança na mulher e deve ser eliminado para que a crença na superioridade masculina seja desenraizada da nossa cultura. Os novos ditados populares devem aludir à igualdade de género e devem transmitir valores que sejam promotores de uma sociedade mais justa e igualitária."

Parabéns ao 11º B, e a todos/as alunos e alunas e respetivos/as docentes, que diariamente refletem e contribuem para a igualdade e eliminação da violência e dos estereótipos de género.

A discussão e a reflexão em torno de provérbios vão continuar nas salas de aula do país, com o desafio para o provérbio de FEVEREIRO já aberto! Aguardamos a vossas propostas e reflexões.

Continuação de bom trabalho!