Saúde
Domain

Webinares

Paragraph

 

#26 webinar "Selo Escola Saudável 2024-2025”

Webinar Selo Escola saudável

Pode (Re)Ver  webinar " Selo Escola Saudável 2024-2025

À semelhança de anos anteriores, a Direção-Geral da Educação, no âmbito do Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES), abriu a candidatura ao Selo Escola Saudável. Esta edição, 2024-2025, decorre entre 14 de novembro e 31 de dezembro de 2024 e apresenta ligeiras diferenças, relativamente aos modelos anteriores, mas mantém o objetivo reconhecer as escolas que integrem e assumam nas suas práticas quotidianas a promoção do bem-estar da comunidade educativa.

Neste webinar, organizado pela Direção de Serviços de Projetos Educativos, foi apresentado o novo modelo com o esclarecimento de dúvidas

  

 

#25 webinar "Escolas Amigas do Autismo”

Escolas Amigas do Autismo

Pode (Re)Ver  webinar " Escolas Amigas do Autismo

Com a crescente conscientização sobre as necessidades e desafios enfrentados por crianças e jovens autistas, é fundamental promover um ambiente de compreensão e inclusão, livre de preconceitos, sem estigmas associados e sob uma perspetiva salutogénica. No sentido de ajudar a Comunidade Educativa a compreender as particularidades das crianças e jovens autistas.
 
Neste webinar, organizado pela Direção de Serviços de Projetos Educativos convidamos a Associação PARA, tendo a Dra. Daniela Valente apresentado uma série de conselhos e propostas.

 

#24 webinar "Escolas Transformadoras - Práticas para Compreender e Abordar Comportamentos”

webinar "Escolas Transformadoras - Práticas para Compreender e Abordar Comportamentos”

Pode (Re)Ver  webinar “Escolas Transformadoras - Práticas para Compreender e Abordar Comportamentos

O Escolas Transformadoras é um programa longitudinal desenvolvido pela DCTR, que pretende promover o desenvolvimento de competências socioemocionais de crianças acompanhadas ao longo do primeiro ciclo.
Com este webinar, a equipa da DCTR pretende promover a discussão e desenvolvimento de ferramentas e estratégias práticas úteis aos professores no seu trabalho diário com as crianças, no sentido de entender e abordar comportamentos
desafiantes.
Colocando as emoções no centro das relações humanas e no processo de aprendizagem, o projeto afigura-se como um aliado dos professores com uma abordagem alternativa aos conteúdos programáticos, e dos alunos no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem.

 

#23 webinar "Emonigma, um jogo de tabuleiro que ajuda jovens a decifrar as emoções”

 webinar "Emonigma, um jogo de tabuleiro que ajuda jovens a decifrar as emoções”

Pode (Re)Ver  webinar " Emonigma, um jogo de tabuleiro que ajuda jovens a decifrar as emoções

O Emonigma é um jogo de tabuleiro com três mais-valias: (1) é um jogo ligeiro e divertido, muito comum na vida das crianças e jovens, e que por essa razão, tem forte adesão; (2) é um jogo baseado na evidência científica que decifra e explica várias características de emoções e sentimentos; (3) modela comportamentos positivos, por exemplo na prevenção de bullying e de abusos sexuais. Também apresentaremos outros materiais educativos sobre emoções para crianças e jovens.
Neste webinar foi apresentado o jogo, e partilhado testemunhos de quem já o utilizou em diferentes contextos.

 

#22 webinar "Alergia na Pele - Dermatite Atópica e Urticária: o que são e como afetam a vida na escola”

webinar - aergia na pele
Pode (Re)Ver  webinar " Alergia na Pele - Dermatite Atópica e Urticária: o que são e como afetam a vida na escola

As doenças alérgicas na pele são cada vez mais frequentes e atingem todas as idades. A Dermatite Atópica e a Urticária são duas situações que podem ter um impacto significativo em todas as esferas da vida da criança e do/a adolescente, sendo a escola uma das mais importantes. Estas formas de alergia geram limitações práticas nas atividades diárias e perturbam a qualidade do sono, com consequente redução da atenção, concentração e desempenho. Acresce o fato das crianças e adolescentes afetados/as poderem ser alvo de estigmatização, sofrerem de isolamento social e o que contribui para perturbações ansiosas e depressivas.
Neste webinar foram abordados os principais sinais de alerta da Dermatite Atópica e da Urticária e a necessidade de envolvimento de toda a comunidade escolar para minimizar o seu impacto no dia a dia dos/as nossos/as jovens.

 

#21 webinar "A Literacia em Saúde no Pré-Escolar e 1.º ciclo: Dermatite Atópica e Doenças Raras”

webinar - doenças raras - dermatite atópica
Pode (Re)Ver  webinar "A Literacia em Saúde no Pré-Escolar e 1.º ciclo: Dermatite Atópica e Doenças Raras

Neste webinar foram apresentadas narrativas cativantes que abordaram temas relevantes em saúde, oferecendo não apenas conhecimento factual, mas também empatia e compreensão para as crianças que possam enfrentar essas condições. Estes materiais lúdicos podem tornar-se assim, ferramentas poderosas de ensino, capacitando os docentes para se tornarem agentes de saúde pública e transformarem os desafios de saúde em oportunidades de aprendizagem significativa.

 

#20 webinar "Saúde e bem-estar auditivo em Meio escolar: O que podem as escolas fazer?”

Webinar

Pode (Re)Ver  webinar " Saúde e bem-estar auditivo em Meio escolar: O que podem as escolas fazer?”

Neste webinar foram abordadas as questões relacionadas com a importância da acústica para o bem-estar da comunidade educativa, explorando os conceitos relacionados com a propagação dos sons em espaços escolares e como essa propagação pode afetar a qualidade de receção pelos diferentes intervenientes. Houve ainda tempo para avançar com algumas possíveis soluções para melhorar a comunicações em diferentes espaços escolares.

 

#19 webinar "O Mundo dos Intergalácticos" - um programa de promoção de competências socioemocionais

  webinar "O Mundo dos Intergalácticos" - um programa de promoção de competências socioemocionais

Pode (Re)Ver  webinar "O Mundo dos Intergalácticos" - um programa de promoção de competências socioemocionais

Neste webinar foi apresentado o programa de promoção de competências socioemocionais “O Mundo dos Intergalácticos", concebido como recurso psicoeducacional e ludoterapêutico para crianças do 1º e 2º ciclos do ensino básico, programa constituído por 8 sessões semanais de 60 minutos.
As sessões incorporam dinâmicas de relaxamento e treino cognitivo-comportamental, dadas as evidências que este tipo de intervenções são um caminho promissor, para a promoção de competências socioemocionais e do autocontrolo em particular.

 

#18 Aprender e Ensinar a Parar

Aprender e Ensinar a Parar

Pode (Re)Ver Aprender e Ensinar a Parar

Num mundo onde a rapidez e a pressão do quotidiano são uma constante, a capacidade de fazer uma pausa revela-se um autêntico desafio. É comum sermos assaltados por um turbilhão de pensamentos e emoções, entrando num ciclo infindável de frustração. Esta realidade afeta tanto crianças como adultos, que se debatem com sentimentos de ansiedade e stress.
Neste webinar, Guadalupe Paraíba - criadora do projeto "Educar para o Despertar", com mais de dez anos de experiência em práticas de autoconhecimento e mindfulness em ambientes educacionais, e na formação de educadores e pais, apresenta técnicas para integrar momentos de pausa na rotina diária, visando a diminuição do stress e da ansiedade, sendo concebido para docentes de diferentes níveis e ciclos de educação e ensino.

                                                                                  

#17 Promoção de Competências Sócio emocionais – práticas desenvolvidas com e pelos alunos/as

                                              

Promoção de Competências Sócio emocionais – práticas desenvolvidas com e pelos alunos/as
 Pode (re)ver: Promoção de Competências Sócio emocionais – práticas desenvolvidas com e pelos alunos/as

As  competências sócio emocionais estão na base de todos os comportamentos, atitudes e valores que adotamos no nosso dia a dia e na (con)vivência plena numa Cidadania que se quer ativa, colaborativa e participativa.
Trabalhar as competências com (e não para) as crianças e jovens é um enorme passo para o sucesso.
Neste webinar, irão ser apresentadas duas experiências que manifestamente deixaram marcas nas crianças e jovens envolvidos, e que podem (e devem, acreditamos) ser um despertar e um desafio para outros projetos.

                                    

 

#16 Prevenção do Tabagismo na Escola - Apresentação do Manual E-STOPS

Prevenção tabagismo - Manual e-stop
Pode (re)ver_ Prevenção do Tabagismo na Escola - Apresentação do Manual E-STOPS

O tabaco é uma das substâncias que mais contribui para a mortalidade e morbilidade da população. Assim, o combate ao consumo tabágico, tem de ser uma prioridade, sobretudo em idades onde, por norma, ocorre a experimentação e os primeiros passos para a adição. As escolas, têm estado atentas à problemática e a prevenção tabágica tem sido uma das temáticas mais trabalhadas no âmbito da educação para a saúde. Nesse sentido, a Direção-Geral da Educação e a Direção-Geral da Saúde, em parceria, lançaram recentemente o Manual E-STOPS: Prevenção do Tabagismo na Escola, documento este produzido e desenvolvido fruto de um trabalho continuado com alunos e alunas em contexto de ala de aula.
Neste webinar, os autores do Manual, o Dr. João Diegues e a Enf.ª Vânia Luís dinamizam e apresentam o manual.

 

 

#15 e-Bug, à descoberta do mundo dos microrganismos e a importância do uso correto dos antibióticos

e-Bug, à descoberta do mundo dos microrganismos e a importância do uso correto dos antibióticos
Pode (re)ver aqui:  e-Bug, à descoberta do mundo dos microrganismos e a importância do uso correto dos antibióticos 
 
No âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, e tendo em vista a promoção da Saúde das crianças, a DGE dinamizou um webinar, de apresentação do e-Bug, programa pedagógico internacional dirigido a crianças e jovens que explora as temáticas da prevenção das infeções, bom uso dos antibióticos e prevenção da resistência aos antibióticos. Neste webinar contamos com a participação de Dulce Pascoalinho, coordenadora do projeto, de Joana Torres, Isabel Lopes e Rui Matias Lima, da equipa de coordenação do programa e ainda de Pedro Miguel Pereira, diretor do CFAE João Soares

 

#14 Webserie – Dimensão S 

#14 Webserie – Dimensão S
Pode (re)ver aqui:  Webserie – Dimensão S 

A obesidade infantil e a promoção de estilos de vida saudáveis são uma prioridade das políticas de saúde. Neste sentido, a DGE promoveu este webinar que, para além de Nuno Vieira, realizador da série, contou ainda com a Dra. Carla Rego, especialista da área, e com as educadoras Maria de Fátima Pombo e Cristina Tovar Faro, ambas acompanhadas de algumas crianças que trouxeram o seu testemunho.

 

#13 O Gotas vai à Escola

#13 O Gotas vai à Escola
Pode (re)ver aqui: O Gotas vai à Escola 

A Direção-Geral da Educação (DGE) em parceria com a  Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES), realizou o Webinar “O Gotas vai à Escola” com o intuito de divulgar a missão da FEPODABES  e apresentar o Projeto “O Gotas Vai à Escola”, que tem como objetivo dar a conhecer aos mais novos a importância da dádiva de sangue e assim sensibilizar/consciencializar a comunidade escolar para a importância da mesma (docentes, não docentes, famílias), tendo para tal contado com a participação do Dr. Luís Negrão.

 

#12 Psoríase, combater estigmas e promover o bem-estar e integração – sessão docentes

Psoríase, combater estigmas e promover o bem-estar e integração –
Pode (re)ver aqui: Psoríase, combater estigmas e promover o bem-estar e integração – sessão docentes 

A psoríase é uma doença crónica, autoimune, que frequentemente tem a sua manifestação na pele, que não sendo contagiosa, causa ainda algum receio por parte de outras pessoas, de contrair esta patologia ao nadar numa piscina ou pelo contacto com pessoas afetadas
No sentido de desmistificar a doença, e promover a autoestima de alunos/as que possuem a doença, mas também da aceitação por parte de quem não tem, a DGE e a PSOPortugal, dinamizaram este webinar, para o qual convidaram o Dr. Jaime Melancia, a Dra. Filipa Jardim da Siva e o Dr. Paulo Ferreira. A moderação esteve a cargo da Mafalda Henriques

 

#11 Novas tecnologias: usar, sem abusar; usufruir, sem destruir    

Novas tecnologias: usar, sem abusar; usufruir, sem destruir  
 Pode (re)ver aqui: Novas tecnologias: usar, sem abusar; usufruir, sem destruir    
 Atualmente, crianças e jovens têm, habitualmente, um acesso "quase ilimitado" ao mundo digital e a um sistema global de redes que lhes permitem um universo de oportunidades e de informação, mas que, quando mal usado, pode desenvolver novas formas de adição e dependência. Neste webinar, a Dra. Eduarda Ferreira alerta, sem dramatizar, para os riscos do uso indevido do écran.

 

#10 Medicamentos: uso saudável e sustentável

Medicamentos: uso saudável e sustentável
Pode (re)ver aqui:  Medicamentos: uso saudável e sustentável
Tem havido, nos últimos tempos, o recurso a medicamentos com fins “pouco saudáveis”, tendo como objetivo um aumento do rendimento intelectual e/ou físico ou para combater estados de ansiedade ou de outras formas de mal-estar mental. Este uso inadequado, e muitas vezes abusivo de medicamentos, tem de ser prevenido. Neste webinar, a Dra. Mafalda Monterrozo e o Dr. Luís Lourenço, alertam a comunidade educativa, sobretudo docentes e pais, mas também alunos/as para os riscos para a saúde humana, e para os diferentes cuidados que há que ter para o uso responsável do medicamento.
 

 

#9 Toma as rédeas, Não deixes o álcool falar e agir por ti!

Toma as rédeas, Não deixes o álcool falar e agir por ti!
Pode (re)ver aqui: Toma as rédeas, Não deixes o álcool falar e agir por ti!
Em Portugal, o consumo de álcool continua e apresentar valores muito elevados. Embora os últimos estudos apontem para uma ligeira descida nas temporalidades do longo da vida e nos últimos 30 dias e uma tendência de estabilização no consumo recente, a verdade é que o consumo nos jovens, embora com consequências nefastas para a saúde e desenvolvimento destes, continua a ser uma realidade frequentemente “tolerada” pela sociedade e recorrente em alguns contextos.
 

 

#8 Saúde Mental, não se vê, mas sente-se!

saúde mental
Pode (re)ver aqui: Saúde Mental, não se vê, mas sente-se!
A saúde mental está na base, não só do bem-estar individual e coletivo, como é transversal e fundamental para todos os comportamentos em saúde. Numa altura em que é que cada vez mais urgente focarmo-nos na saúde mental de toda a população, mas sobretudo das crianças e jovens, a DGE promove este webinar com Ângelo de Sousa com o intuito de realçar uma abordagem positiva da saúde e realçando a importância do desenvolvimento de competências socio-emocionais promotoras da saúde.
 

 

#7 Não fiques parad@... Mexe-te uma beca!

mexe-te uma beca
Pode (re)ver aqui: Não fiques parad@... Mexe-te uma beca!
Portugal é um dos países com maior número de horas de sol e com um clima extremamente favorável e convidativo à prática da atividade física. No entanto, é um dos países europeus com maior incidência de sedentarismo com consequências graves ao nível de diferentes indicadores de sáude.
Neste webinar, Nuno Corte-Real irá abordar a importância da atividade física para a promoção da saúde e para o bem-estar físico, emocional e social de todos nós, mas, sobretudo, das crianças e jovens.
 

 

#6 Cuidar e Prevenir, Vida a Sorrir

Cuidar e prevenir, vida a sorrir
Pode (re)ver aqui: Cuidar e Prevenir, Vida a Sorrir
Estima-se que 25% da população em Portugal corre o risco de ter cancro até aos 75 anos. Embora esta doença continue a proliferar, a probabilidade de cura é cada vez maior e os estudos indicam que 30% a 50% dos casos podem ser evitados através de hábitos saudáveis. Nesta altura em que o bom tempo nos chama para a praia, o Dr. Rui Oliveira Soares irá, neste webinar, abordar a importância da educação para a saúde na adoção de comportamentos que ajudarão a prevenir dos malefícios do sol, nomeadamente, o cancro da pele.

 

#5 Saudável sem Fumo, Geração sem Tabaco!

Geração sem tabaco
Pode (re)ver: Saudável sem Fumo, Geração sem Tabaco! 
Este webinar promovido pela DGE, no âmbito da ENEC e da Saúde, centra-se na sensibilização para a importância da abordagem do consumo tabágico, contribuindo para a prevenção da iniciação desta forma de adição, um dos fatores com maiores consequências na morbilidade e mortalidade a médio e longo prazo. Para tal, contamos com a colaboração de José Pedro Boléo-Tomé, Médico pneumologista, Assistente Graduado no Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, na Amadora e ex-coordenador da Comissão de Tabagismo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

 

#4 Bem-estar na Escola – Contar com Tod@s

Bem-estar na Escola – Contar com Tod@s
Pode (re)ver aqui: Bem-estar na Escola – Contar com Tod@s
No âmbito da Saúde, este webinar tem o intuito de sensibilizar para o modelo de intervenção e operacionalização da Schools for Health in Europe, apresentando os documentos mais recentes da Plataforma, documentos estes revistos pela Direção-Geral da Educação.

 

#3 Educar em saúde – Combater as fake-news

Educar em saúde – Combater as fake-news
Pode (re)ver aqui: Educar em saúde – Combater as fake-news
Neste webinar são abordadas temáticas relativas às fake-news na educação para a saúde.
É também realçada a importância da filtragem da informação, para uma promoção da saúde séria e eficaz.

 

#2 Sono! Vamos continuar a dormir sobre o assunto?

 Sono! Vamos continuar a dormir sobre o assunto?
Pode (re)ver aqui: Sono! Vamos continuar a dormir sobre o assunto? 
O sono é fundamental para a saúde, bem-estar e qualidade de vida. No entanto, esse momento especial do quotidiano tem sido desvalorizado.
Neste webinar iremos explorar a importância do sono, de toda a população, mas sobretudo das crianças e jovens, no desenvolvimento cognitivo, no rendimento escolar e mesmo na qualidade das relações interpessoais.

 

#1 COVID-19 e os desafios da Alimentação Saudável

COVID-19 e os desafios da Alimentação Saudável
Pode (re)ver aqui: COVID-19 e os desafios da Alimentação Saudável 
Webinar centrado na sensibilização para a importância da alimentação, de toda a população, mas sobretudo das crianças e jovens, no desenvolvimento do sistema imunitário e na compreensão das relações da alimentação com a COVID-19.