Saúde
Domain

Saúde Mental e Prevenção de Violência

representação estilizada de cabeças
Paragraph

O direito à Saúde e à Educação, sendo dos mais elementares, subentende uma visão do Bem-Estar num âmbito alargado, em que os aspetos biológicos, emocionais e contextuais se entrecruzam de forma determinante. Preconiza-se o desenvolvimento de ações eficazes e consertadas em matéria de Saúde Mental, privilegiando a intervenção precoce, focada nos aspetos preventivos e orientada para o diálogo interdisciplinar.

O bem-estar surge como uma construção cujo equilíbrio está alicerçado na relação com o corpo, com a família, com a comunidade e com a cultura. O desenvolvimento exponencial dos meios tecnológicos é um desafio da contemporaneidade e levanta questões ao nível do acesso ao conhecimento, da gestão da informação, que afeta as relações de poder e de autoridade, influenciando valores, atitudes e comportamentos, com implicações claras em matéria de saúde e de educação.

Como parte ativa no sistema relacional e como modelo privilegiado de identificação, bem-estar social e emocional de docentes, a qualidade da saúde mental é o elemento essencial nesta equação. Promover pelos docentes o trabalho no desenvolvimento socioemocional com as crianças e jovens tem impacto sobre o seu comportamento, saúde e resultados escolares.