O Conselho Nacional da Saúde (CNS), face à necessidade de manter as condições atuais de distanciamento social, procedeu a pequenos ajustes ao anteriormente previsto.
Assim, resolveu lançar uma nova questão ao desafio e alargar o prazo.
Relativamente às questões, para além das previamente definidas e divulgadas, propõe-se que, através de discussões em grupo, que poderão decorrer através das plataformas digitais (whatsapp, hangouts, sistemas de videoconferência, etc.), entre pares, ou de reflexões a nível individual, os/as jovens sejam desafiados/as a proporem respostas para a seguinte questão:
- No contexto atual de pandemia pela COVID-19, o que posso fazer pela minha saúde e bem-estar, bem como pela saúde e bem-estar da minha família, amigos/as e comunidade?
As mensagens-chave que resultem destes debates e/ou, ainda, os testemunhos individuais, deverão ser partilhados com o CNS, para o e-mail geral.cns@cns.min-saude.pt, até ao dia 8 de maio, na forma de vídeo (nos diversos formatos permitidos pelo YouTube: MPEG4, MP4, AVI, WMV, MPEGPS, FLV,etc.). Dá-se preferência (dado ao peso previsto dos ficheiros) ao envio através de plataformas de envio de ficheiros (por exemplo, WeTransfer).
No caso dos debates em grupo, recomenda-se que um/a porta-voz seja designado/a como responsável pela gravação do vídeo com as mensagens-chave consensualizadas entre todos/as.
Os vídeos, que não deverão ultrapassar os 2 minutos de duração, serão depois disponibilizados no site do CNS e nas suas redes sociais (Facebook e Instagram), com o objetivo de dar voz aos jovens.
Importante: Ao aceitar remeter estes vídeos para o CNS, os participantes estarão a concordar com a sua disponibilização e partilha nos instrumentos de comunicação institucional do CNS (website, canal de YouTube, Facebook e Instagram), pelo que, sendo menores de idade, devem fazer acompanhar o vídeo de uma autorização dos pais/encarregados de educação.
(Nota: Esta é uma atualização da notícia publicada em https://cidadania.dge.mec.pt/saude/noticias-e-eventos/dia-mundial-da-saude-2020)