Dada a situação atual nacional de contenção do COVID-19, foi decidido pelo Conselho Nacional da Saúde (CNS), responsável pela organização do DIA MUNDIAL DA SAÚDE 2020: Uma Agenda da Juventude para a Saúde na próxima década 2020-30, a que a DGE se associou, adiar este evento para uma data mais oportuna e a anunciar.
A Direção-Geral da Educação (DGE), em parceria com o Conselho Nacional de Saúde (CNS) irá desenvolver, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Saúde, uma iniciativa - DIA MUNDIAL DA SAÚDE 2020: Uma Agenda da Juventude para a Saúde na próxima década: 2020-30, que visa promover competências dos/as alunos/as, nomeadamente em questões que se prendem com o seu papel na promoção da saúde individual e coletiva.
Pretende-se dar a palavra às crianças e aos jovens, segundo a perspetiva “Voz dos Alunos”, procurando estimular uma participação crítica e ativa na procura de soluções sobre aspetos da Saúde que lhes dizem diretamente respeito.
Nas escolas, o projeto será operacionalizado até à interrupção letiva da Páscoa, através da promoção de debates, nos quais as crianças e jovens são convidados a responder às seguintes questões:
• Quais são as minhas preocupações e prioridades para a saúde e bem-estar nos próximos 10 anos?
• O que posso fazer pela minha saúde e bem-estar?
• O que podem os políticos/o Estado/a comunidade fazer pela nossa saúde e bem-estar?
As escolas interessadas em participar, deverão inscrever-se através do link: http://www.cns.min-saude.pt/2017/09/29/dia-mundial-da-saude-2018/.
Dos referidos debates sairão reflexões e contributos que serão discutidos em simultâneo, em todas as escolas, no dia 25 de março, durante a manhã.
Da parte da tarde, será organizado um debate inter-escolas, na Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa, com a presença de representantes do Conselho Nacional de Saúde, das entidades parceiras envolvidas no projeto e de responsáveis políticos.
SABER MAIS
Os contributos recebidos dos debates nas escolas e do debate inter-escolas servirão de base a uma carta de intenções da juventude sobre a saúde, que espelhe as perceções, necessidades e prioridades dos jovens, permitindo criar uma Agenda da Juventude para a Saúde para a próxima década: 2020-30.
Para isso, cada escola deverá remeter ao Conselho Nacional de Saúde uma síntese das ideias e conclusões do debate que promoveram, para que possa ser considerada na elaboração da Agenda. As sínteses deverão ser remetidas para o email geral.cns@cns.min-saude.pt, até às 18:00h do dia 31 de março de 2020, devendo constar do assunto “Agenda da Juventude para a Saúde na próxima década”.
O primeiro esboço da Agenda será divulgado no dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde.
O documento final com todos os contributos será posteriormente enviado à Assembleia da República e ao Governo.