A Direção de Serviços de Projetos Educativos da Direção-Geral da Educação e o Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo da Direção-Geral da Saúde, reforçam hoje, dia 31 de maio, dia mundial sem tabaco, a necessidade de aumentar a consciencialização sobre os efeitos prejudiciais do uso do tabaco e da exposição ao fumo passivo, e desencorajar o uso do tabaco em qualquer uma de suas formas.
Dada a importância de trabalhar precocemente estes temas juntos de crianças e jovens, foram desenvolvidos em parceria 3 novos recursos que pretendem ser ferramentas auxiliadoras desse trabalho:
# Os perigos do fumo ambiental do tabaco
# Fumo passivo | Perigo escondido
# O que é o tabaco? Tabaco, nicotina e dependência
Segundo dados da Fundação Portuguesa do Pulmão, o tabagismo passivo causa cerca de 1,2 milhões de mortes prematuras por ano.
O fumo do tabaco contém mais de 7000 produtos químicos e pelo menos 70 provocam cancro. Não existe um nível seguro de exposição ao fumo passivo do tabaco. Nos adultos, o tabagismo passivo provoca perturbações cardiovasculares e respiratórias graves, nomeadamente doenças coronárias e cancro do pulmão. Entre as crianças, o risco de morte súbita e os problemas respiratórios aumentam. Em mulheres grávidas provoca complicações da gravidez e baixo peso do recém-nascido.