Direitos Humanos

Projetos e Iniciativas

PROJETOS

Universidade dos Valores – Fundação Luso-Ilíria para o Desenvolvimento Humano
Vídeo e jogos didáticos da Universidade dos Valores

Projeto “Escolas Amigas dos Direitos Humanos” - Amnistia Internacional Portugal
Escolas Amigas dos Direitos Humanos

Estão abertas candidaturas para incluir mais escolas no projeto “Escolas Amigas dos Direitos Humanos”, lançado pela Amnistia Internacional Portugal.
Este projeto tem por objetivo capacitar os jovens e promover a participação ativa de todos os membros da comunidade escolar para integrar os direitos humanos em todas as dimensões da vida da escola.
O projeto é dirigido aos estabelecimentos de educação e ensino – público, particular e cooperativo – com 3.º ciclo do ensino básico e com ensino secundário, ou apenas com ensino secundário, das diversas ofertas educativas e formativas.
As candidaturas estão abertas até dia 19 de janeiro de 2020.
Mais informações:
https://www.amnistia.pt/eadh-candidaturas/
escolasamigasdh@amnistia.pt
Telefone: 935 210 188

INICIATIVAS

INICIATIVAS
PROPOSTA DE ATIVIDADES

A concretizar no âmbito da Semana Educativa Ibero-americana sobre Democracia e Cidadania para a Garantia dos Direitos Humanos, das comemorações do 70º aniversário da Convenção Europeia dos Direitos Humanos e do 75º aniversário da Organização das Nações Unidas (65º da adesão de Portugal).


CidadaniaON
A campanha digital "CidadaniaON", enquadrada na Semana Educativa Ibero-americana sobre Democracia e Cidadania para a Garantia dos Direitos Humanos, promovida pela Organização de Estados Ibero-americanos, em parceria com o Ministério da Educação de Portugal, pretende promover a reflexão junto de jovens entre os 13 e os 18 anos dos direitos e deveres que lhes assistem no quadro dos Direitos Humanos.
Outro objetivo desta iniciativa consiste em “ativar” a sua participação cívica para que possam defender os seus direitos enquanto exercem os seus deveres.
Para isso, os alunos são convidados a participar na campanha digital "CidadaniaON" através de dois meios:
1) Um vídeo individual ou coletivo, até 90 segundos, a refletir acerca dos seus direitos e deveres;
2) Uma fotografia com cartaz alusivo à campanha, com um pequeno texto de reflexão a acompanhar.
Os vídeos e as fotografias deverão ser enviados para geral@oeiportugal.org, até 31 de outubro, sábado, com o assunto «Vídeo/Fotografia – CidadaniaON»