Em fevereiro, o dia 14 é anualmente comemorado como Dia dos Namorados ou dia de S. Valentim. Data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais e se demonstra afeição entre amigos/as.
Hoje dia 8 de março, a data é alusiva ao Dia Internacional da Mulher, instituída pelas Nações Unidas em 1975, com o objetivo recordar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, independente de questões nacionais, culturais, de etnia, económicas ou políticas.
Apesar dessas conquistas, a desigualdade de poder, de oportunidades e de visibilidade de homens e mulheres persiste, visível entre outras nas questões da violência no namoro; da violência doméstica, nas quais as raparigas e mulheres estão, enquanto vítimas, em maior número, persistindo a subjugação do género feminino e a promoção de uma masculinidade tóxica.
Neste desafio, crianças e jovens das nossas escolas, olharam para provérbios que, fazendo parte da nossa cultura são frequentemente usados enquanto justificação/aceitação para certos atos e comportamentos e deram-lhes um novo cunho. Essa nova perspetiva aparece-nos como mais adequada ao contexto da sociedade atual, que se quer inclusiva, livre de estereótipos, promotora da igualdade de direitos e oportunidades entre raparigas e rapazes, mulheres e homens e que repudie a violência, aspetos realçados na argumentação do provérbio vencedor “Quem ama não agride, não maltrata! Quem ama quer bem, respeita e idolatra!”
Para o provérbio de fevereiro chegaram cerca de uma centena de propostas para “dar a volta ao texto” a numerosos provérbios, dos quais os 5 selecionados pelo júri, estiveram a votação – pode revê-los aqui.
Parabéns a todas as turmas participantes! Apresentaram propostas muito relevantes!
No total houve 1181 votos, distribuídos pelos 5 provérbios a votação.
A proposta vencedora com 285 votos, deu a volta ao texto ao provérbio:
“Quanto mais me bates, mais eu gosto de ti”
Argumentação: "Num mês em que se comemoram os afetos (fevereiro), entendemos que devíamos dar a volta ao provérbio “Quanto mais me bates, mais eu gosto de ti”. Trata-se de um comportamento tóxico, que ressalta a violência como sendo um ato de amor. É, no nosso ponto de vista, um provérbio que devia ser erradicado da nossa cultura, tendo em conta que fomenta a violência entre o casal.
Quem ama não agride, não maltrata! Quem ama quer bem, respeita e idolatra!"
# “Quanto mais nos respeitamos, mais nos amamos”
Enviado pelas turmas C e D do 5.º ano, da Escola Básica de Santa Bárbara do Agrupamento de Escolas de Sta. Bárbara – Fânzeres
Docentes responsáveis: Coordenador/a de educação para a cidadania da escola (Mª do Céu Moura) e as professoras Ana Ribeiro e Sónia Sousa
PARABÉNS A TODOS/AS!
Assim, está já identificado, enquanto provérbio de fevereiro em "Provérbios, vamos dar a volta ao texto"
Estamos já a receber as vossas propostas para o provérbio do mês de março. Contamos convosco, vamos continuar a dar a volta ao texto!
Toda a informação e regulamento disponível aqui