Votação - provérbio do mês de FEVEREIRO
Avaliadas pelo júri, com base na originalidade e fundamentação apresentada, as “novas” propostas que pretendem dar a volta ao texto a antigos provérbios, a votação, entre 1 e 6 de março:
# Provérbios a votação (por ordem cronológica de chegada):
“Cabe ao marido a prudência, cabe à mulher a paciência.” O provérbio salienta: que o homem é mais prudente que a mulher e que a mulher é mais paciente que o homem, quando ambos devem ser prudentes e pacientes na organização da sua vida. O termo paciência sugere alguma submissão, aceitação de comportamento masculino, sem a mulher manifestar desagrado. Parece que não é dada voz à mulher e esta deve conformar-se face à postura do marido. Julgamos que ambos devem ser prudentes e pacientes e não se pode pedir apenas paciência às mulheres.
# " Prudência e paciência são um valor comum, sem elas não se vai a lado nenhum."
“Homem tendo mulher feia tem a fama segura” «Rejeitar todas as formas de discriminação e de exclusão social» (Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória). No decurso de uma atividade rotineira de desenho, um aluno referiu que o trabalho da sua colega era feio. Como é habitual, a educadora interveio, chamando as crianças para área da manta, a fim de refletirem sobre o sucedido. Neste contexto, salvaguardou-se que todos temos uma beleza natural, independentemente da opinião contrária dos outros. Aproveitando para reiterar junto das crianças que a beleza emana da diferença, decidimos alterar para o seguinte provérbio:
# “Tem boa fama, quem feio ou bonito ama”
“Há só duas mulheres boas no mundo, uma já morreu e a outra não nasceu.” No provérbio original verifica-se uma afirmação de cariz misógino ao mencionar que não existem mulheres vivas boas. Consideramos que são inaceitáveis os valores refletidos no provérbio original, pois encerra um anacronismo que não é tolerável nas sociedades modernas. A nossa reformulação do provérbio procurou dar o devido valor e gratidão à mulher no seu papel de mãe, enaltecendo também a importância de todas as mulheres que, de qualquer forma, são cruciais nos seus diferentes papéis na sociedade contemporânea.
# “Há muitas mulheres com valor no mundo: uma fez-te nascer, às outras há muito que agradecer.”
“Quanto mais me bates, mais eu gosto de ti” "Num mês em que se comemoram os afetos (fevereiro), entendemos que devíamos dar a volta ao provérbio “Quanto mais me bates, mais eu gosto de ti”. Trata-se de um comportamento tóxico, que ressalta a violência como sendo um ato de amor. É, no nosso ponto de vista, um provérbio que devia ser erradicado da nossa cultura, tendo em conta que fomenta a violência entre o casal.
Quem ama não agride, não maltrata! Quem ama quer bem, respeita e idolatra!
# “Quanto mais nos respeitamos, mais nos amamos”
"Do mar se tira o sal e da mulher o mal" Este provérbio, apesar de reconhecer um proveito proveniente do mar, considera a mulher com a origem do mal. Por este motivo, julgamos que do mar, da mulher, dos animais, do fogo, do homem(...) vamos ter uma reação proporcional à intenção, ao cuidado e à consideração que lhe demonstrarmos.
# "Do mar e da mulher tudo se tem, desde que se vá por bem."