Sexualidade
Domain

Saúde Menstrual

Paragraph

Declaração da OMS sobre saúde menstrual e direitos

(Conselho de Direitos Humanos sobre gestão da higiene menstrual, direitos humanos e igualdade de género, 22 de junho de 2022)

  • A saúde menstrual é uma questão de saúde (sexual e reprodutiva), de educação, de igualdade de género e também de direitos humanos e não uma mera questão de higiene.
  • A menstruação está muitas vezes associada a experiências de vergonha e constrangimento, a barreiras económicas, com impacto nas oportunidades de vida, incluindo o direito à educação, à não discriminação e à igualdade de género – e, até à saúde.

Importa à OMS e importa-nos a nós também: 

  • reconhecer e enquadrar a menstruação como uma questão de saúde, com dimensões físicas, psicológicas e sociaise não como uma questão de higiene.
  • Reconhecer que a saúde menstrual significa que as mulheres, as raparigas e outras pessoas que menstruam têm acesso à informação e à educação sobre o assunto; aos produtos menstruais de que necessitam; instalações de água, saneamento e eliminação; ao atendimento competente e empático quando necessário; viver, estudar e trabalhar num ambiente em que a menstruação é vista como positiva e saudável e não algo de que se envergonhar; e participar plenamente nas atividades profissionais e sociais.

Importa contribuir para quebrar o silêncio e o estigma e normalizar a menstruação, tornar as nossas escolas locais recetivos à menstruação.

 

#WEBINAR

Olhos nos Olhos: Saúde Menstrual - Um Assunto que Toca a Todos/as

Pode (re)ver  Olhos nos Olhos: Saúde Menstrual - Um Assunto que Toca a Todos/as

A saúde menstrual, diz respeito a todas as pessoas. Diretamente às pessoas que menstruam e indiretamente a todas as outras pessoas que lidam com elas, sejam filhos, amigos, irmãos, colegas, ou outros familiares. 
Enquadrando o entendimento do contexto cultural para desconstrução de mitos latentes e combate ao estigma, percorrendo depois o expectável nos primeiros anos menstruais, a importância do entendimento do sintoma, a informação para o combate à normalização das queixas, a gestão dos dias menstruais, e questões de pobreza e dignidade menstrual, são tópicos abordados ao longo desta hora de partilhas, reforçando a importância de educar para o ciclo menstrual enquanto investimento de médio prazo, e contributo efetivo para criarmos jovens mais saudáveis, atentos e capazes de advogar por si.

Dia Internacional da Dignidade Menstrual

Dia 28 de maio é celebrado o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, data criada pela Organização Mundial de Saúde para chamar a atenção do mundo para esse importante tema, que é a falta de acesso a condições básicas entre as pessoas que menstruam.

Multiplicam-se, felizmente nas nossas escolas exemplos de ações, partindo de diversos elementos da comunidade educativa, de respostas aos desafios enfrentados pelas adolescentes em idade escolar na obtenção de produtos menstruais.

Documentário "O MEU SANGUE"

 

O meu sangue: Episódio 1
O meu sangue: Episódio 1; Episódio 2; Episódio 3

Sinopse:

"Ser mulher é sangrar! Nos anúncios vemos pernas esbeltas, cuecas branquinhas e sangue azulado. A justificação em torno do secretismo menstrual deve-se à alegada repugnância associada ao sangue. Mas levanta-se a questão: como é que algo tão natural, que gera vida, pode causar repúdio ou nojo?

Metade da população mundial tem, já teve ou terá a menstruação: esse fenómeno de sangramento vaginal que acontece durante, em média, 5 dias por mês, durante cerca de 30 anos das nossas vidas. Apesar da sua banalidade, continuamos a guardar este assunto para a vida íntima de cada uma? Se não se fala, nem se vê, não existe!

O objetivo desta série documental de Tota Alves é ver as mulheres serem elas próprias e isso ser bonito por si só. E mostrar aos homens o quão natural é tudo o que envolve os corpos, o sangue, a vida. No fundo, mostrar ao mundo imagens reais do que é real."

Curta Metragem sobre o "Período" vence Óscar

Rayka Zehtabchi e Melissa Berton venceram  em 2019, o Oscar para a Melhor Curta-Metragem/Documentário com "Period. End of Sentence". 

"Na Índia rural, onde o estigma da menstruação persiste, as mulheres fabricam pensos higiénicos de baixo custo, numa nova máquina, no caminho rumo também à independência financeira."

# Pobreza Menstrual

Como lidam as mulheres sem abrigo, com a menstruação?

 

Sobrevivendo à pobreza menstrual com 'meias e lenços de papel' - BBC News

 

Pobreza menstrual: quebrar o silêncio!

# Mitos e Preconceitos

 

NEPAL: As Mulheres são forçadas a ficar em cabanas durante a menstruação

 

 
QUÉNIA: Preconceitos

# Batalha pela Higiene Menstrual - empoderamento das mulheres

 

MADAGÁSCAR: O período menstrual e a vergonha. A luta pela higiene menstrual.