Por motivos de saúde da oradora, somos obrigados a adiar para 22 de abril este webinar. Lamentamos desde já qualquer impacto na preparação, mas esta situação foi de todo imprevisível.
A Direção-Geral da Educação (DGE), vai promover em modalidade remota, agora no dia 22 de abril, entre as 10:00h e as 11:00h, o Webinar: No lugar do/a outro/a... E se fosse comigo ou com o/a melhor amigo/a?
Toda a informação já recebida, nomeadamente o link de acesso mantém-se. As inscrições vão prolongar-se até ao dia 21/4. Todas as inscrições já efetuadas continuarão a ser tidas em conta.
Este webinar pretende contribuir para promover a empatia entre as crianças e jovens, levando-os/as a colocarem-se no lugar do outro/a. Através da análise e questionamento critico de situações de violência, nomeadamente situações bullying, os/as jovens são levadas à tomada de decisões conscientes e ao debate de opiniões.
Pretende-se ainda envolver as crianças e jovens na participação ativa em projetos da escola e em outros momentos do quotidiano escolar que contribuam para a prevenção da violência, e para um ambiente saudável e de bem-estar, dentro e fora da escola.
Para atingir estes objetivos contamos com a participação da especialista em sociodrama, Luzia Lima-Rodrigues (Professora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal), que tentará desafiar as crianças e jovens assistentes a colocarem-se no lugar de outro/a criança ou jovem, promovendo a empatia.
- Público-alvo: Docentes, crianças e Jovens do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.
A sessão decorre na plataforma Streamyard (permite interação com a oradora) com transmissão direta via Youtube*.
Inscrição gratuita, mas obrigatória aqui
Nota: Não serão emitidos certificados de participação.
* Alertamos a necessidade, em caso de interesse, de confirmar o acesso à plataforma YOUTUBE na vossa escola.
Resumo biográfico da convidada (Biografia completa da convidada no link do nome):
Luzia Mara Silva Lima-Rodrigues nasceu no Brasil. É Pedagoga, com especialização em Psicodrama Pedagógico e em Psicopedagogia, tendo concluído o Doutoramento em Educação em 1999 no Brasil. O pós-doutoramento em 2004, em Terapias Expressivas e Educação Inclusiva, pela Universidade de Lisboa.
Atua como conferencista internacional e docente convidada de diversas Instituições de Ensino Superior portuguesas e estrangeiras, em países como Finlândia, Alemanha, Bélgica, Brasil, China, Espanha, França, Inglaterra, Irlanda, Cabo Verde, Itália, Argentina, Egipto, EUA, Chile, Canadá, entre outros.
Tem vasta experiência na dinamização de pequenos e grandes grupos, com a utilização de métodos ativos e expressivos para promover a sensibilização, a interação, a aprendizagem e/ou a reflexão.
Foi pentacampeã brasileira de Kung Fu, vencendo vários campeonatos internacionais até chegar ao Mundial de Shao Lin, na China, em 1995. O seu doutoramento é sobre o ensino da arte e da filosofia do Kung Fu e do T’ai Chi Chuan em aulas de Educação Física.