Mix of colors

Relações saudáveis - a importância do trabalho em afetos e sexualidade na prevenção de relações abusivas

Relações saudáveis - a importância do trabalho em afetos e sexualidade na prevenção de relações abusivas
Notícia
Date

Este pequeno vídeo “Relações saudáveis, prevenção de relações abusivas” procura ser um recurso que desafie a reflexão sobre a importância dos afetos e da educação para a sexualidade. Pretende contribuir para o subtema “Relações Afetivas”, que apresenta objetivos comuns aos temas “Saúde Mental e Prevenção da Violência” e “Afetos e Educação para a Sexualidade” do Referencial de Educação para a Saúde (RES), contribuindo igualmente para competências e valores que se espera, enriqueçam os e as jovens à Saída da Escolaridade Obrigatória.

 

 

A prevenção de relações abusivas, como a violência no namoro, o sexting, o sextortion, o grooming, bem como, os direitos das crianças na internet, são pontos de partida para promover a discussão e a reflexão em sala de aula, no contexto da Cidadania e Desenvolvimento, em particular no domínio da Sexualidade.

 

É durante o mês de novembro que algumas datas relativas à prevenção de diferentes formas de violência, são destacadas e comemoradas, dada a importância de alertar e contribuir para o combate à violência e para a proteção de abusos sobre crianças e jovens:

18 NOVEMBRO - DIA EUROPEU DA PROTEÇÃO DAS CRIANÇAS CONTRA A EXPLORAÇÃO E O ABUSO SEXUAL – a comemoração desta data resulta da campanha do Conselho da Europa “One in five” associada a um estudo que revelou que uma em cada cinco crianças na Europa é vítima de alguma forma de violência ou exploração sexual.

20 NOVEMBRO  - DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS - foi a 20 de novembro de 1959 que se proclamou mundialmente a Declaração dos Direitos das Crianças. A 20 de novembro de 1989 adotou-se em Portugal  a Convenção sobre os Direitos da Criança. A data pretende aludir e divulgar os direitos das crianças de todo o mundo.

25 NOVEMBRO - DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES – data celebrada pela UNESCO para realçar o facto de que a sociedade não poderá prosperar se a metade da população (género feminino) viver com medo de ser agredida. A Declaração sobre a Eliminação da Violência Contra as Mulheres define a violência contra as mulheres como “todo e qualquer ato de violência baseado no género que cause, ou seja suscetível de causar, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico para a mulher”, abrangendo assim um perturbador conjunto de atos, nomeadamente os maus-tratos  físicos, a violação, as insinuações de natureza sexual indesejadas, os abusos sexuais, o casamento forçado, a escravatura, a exploração sexual e a mutilação genital feminina.