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No dia dos Namorados - #NamoraQuemImporta

No dia dos Namorados - #NamoraQuemImporta
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No âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), pretende-se contribuir para uma educação de qualidade enquanto direito humano fundamental e investimento no futuro, estando a escola atenta aos problemas da sociedade, preparando as novas gerações para uma convivência plural e democrática. Neste contexto, a disciplina Cidadania e Desenvolvimento, enquanto disciplina autónoma, é um espaço potenciador da valorização de uma abordagem interdisciplinar na interligação curricular com outras disciplinas, ao nível das aprendizagens, incluindo assim espaço para o trabalho na prevenção de relações abusivas e promoção de relações saudáveis, na área da sexualidade contribuindo para a educação sexual.

Assim e no que concerne ao domínio da Sexualidade, pretende-se desenvolver uma reflexão sobre relações baseadas no afeto, no respeito, na identidade de género, o que implica uma aprendizagem relativamente aos direitos sexuais e reprodutivos, à violência nas relações de intimidade e a comportamentos de risco.

Alunos e alunas do curso técnico de turismo ambiental e rural (TTAR) do Agrupamento de Escolas do Sabugal, sob a coordenação da professora Alcina Batista, partilham o trabalho que realizaram no âmbito da prevenção da Violência no Namoro. Este projeto, realizado no âmbito de Cidadania e Desenvolvimento, neste dia dos Namorados alerta para o namoro tóxico e para a necessidade de dizer não à Violência no namoro. 

O vídeo produzido está disponível aqui, com o poema da autoria dos alunos e alunas do curso TTAR.

#NamoraQuemImporta
Vídeo

Um trabalho de reflexão que se enquadra no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, contribuindo para respeitar-se a si mesmo/a e às outras pessoas; saber agir eticamente, consciente da obrigação de responder pelas próprias ações; ponderar as ações próprias e alheias em função do bem comum. A manifestar a autonomia pessoal centrada nos direitos humanos, na democracia, na cidadania, na equidade, no respeito mútuo, na livre escolha e no bem comum.

Desafiamos todas as escolas e a sua comunidade educativa, no âmbito da área curricular de Cidadania e Desenvolvimento e contribuindo para a sua Estratégia de Educação para a Cidadania da Escola à reflexão e discussão sobre a situação de violência no namoro. Recordamos, que de acordo com o estudo da UMAR, apresentado em 2021, os dados são preocupantes, uma vez que os/as jovens legitimam:

-  o controlo na relação (26%);

-  a perseguição (23%)

- a violência sexual (19%)

- a violência psicológica (15%)

- a violência através das redes sociais (14%) - (link para campanha)

- a violência física (5%)

 

Podem também partilhar connosco os vossos trabalhos aqui: https://cidadania.dge.mec.pt/envio-de-noticias-e-partilha-de-boas-praticas