Mix of colors

Mini-video: Prevenção de Comportamentos de Risco – infeções sexualmente transmissíveis e gravidez não desejada

Mini-video: Prevenção de Comportamentos de Risco – infeções sexualmente transmissíveis e gravidez não desejada
Notícia
Date

Resultados recentes do estudo Health Behaviour in School-aged Children (HBSC), A Saúde Dos Adolescentes Portugueses Em Contexto De Pandemia,  apontam números preocupantes face ao não uso pelos/as jovens de métodos contracetivos na última relação sexual.

Este pequeno vídeo “Prevenção de comportamentos de risco – infeções sexualmente transmissíveis e gravidez não desejada” procura ser um recurso que promova a reflexão sobre a vivência saudável da sexualidade, prevenindo a adoção de comportamentos que colocam em risco a saúde sexual e reprodutiva.

De acordo com o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, as aprendizagens essenciais e o saber estão no centro do processo educativo. É responsabilidade da escola desenvolver nos/as alunos/as a cultura científica que permite compreender, tomar decisões e intervir sobre as realidades naturais e sociais no mundo. Toda a ação deve ser sustentada por um conhecimento sólido e robusto. Enquanto valores, importa que os/as jovens, se respeitem a si e às outras pessoas; saibam agir eticamente, conscientes da obrigação de responder pelas próprias ações; ponderem as ações próprias e alheias em função do bem comum.

Estes pressupostos enquadram-se igualmente na educação sexual (finalidades da Lei n.º 60/2009 de 6 de agosto). É relevante  dar aos e às jovens informação elementar para que possam ter uma vivência saudável e segura da sexualidade, prevenindo comportamentos de risco, nomeadamente nos que se relacionam com as infeções sexualmente transmissíveis e a gravidez não desejada.