Todas as crianças e jovens têm direito à educação, o que requer, necessariamente, que se sintam em segurança e em proteção nos espaços educativos que frequentam.
A Direção-Geral da Educação e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género promovem um webinar de divulgação e exploração do guia “O Direito a Ser nas Escolas”, orientações destinadas a pessoal docente e não docente com vista a uma Escola mais inclusiva que foi publicado no final do mês de junho. Elementos fundamentais para uma cultura inclusiva nas escolas, os e as profissionais de educação, necessitam de conhecimentos e competências profissionais que lhes permitam compreender, tomar decisões e intervir junto de toda a comunidade educativa, de modo a prevenir situações de discriminação e violência, bem como encontrar respostas adequadas e fundamentadas para os problemas que se colocam no dia a dia da vida em meio escolar. Só assim assegurarão a proteção e garantia dos direitos humanos de todas as pessoas, em particular das crianças e jovens, nesse contexto.
Neste sentido, afigura-se como estrutural capacitar/formar o pessoal docente sobre o conhecimento da legislação em vigor e a sua aplicação prática, assim como sobre formas de prevenção e atuação perante situações de discriminação ou violência (física, verbal, psicológica, sexual, presencial ou digital), de modo que garantam o respeito pelos princípios da igualdade e da não discriminação, em contexto escolar.
Para assistir, inscrição obrigatória e gratuita aqui.
Nota: A participação neste webinar não pressupõe a emissão de certificado/declaração de participação, nem o envio de documentação.