O mundo dos microrganismos e a resistência aos antibióticos esteve, no dia 6 de dezembro, na partilha de docentes e na voz de alunos/as, em destaque no Pavilhão do Conhecimento, num encontro promovido pelo programa e-Bug.
Num encontro, que voltou a dar palco ao e-Bug, programa internacional de literacia em saúde e educação para a cidadania, sob o mote “Escolhas Certas em Saúde, Construir o Futuro: Protege a Tua Saúde Preserva os Antibióticos”, houve, mais uma vez a oportunidade de dar visibilidade ao trabalho realizado em Portugal e na Noruega, durante os dois anos e meio que durou esta iniciativa bilateral financiada pela EEAG.
Ao longo da manhã, e cumprindo o programa, foram partilhadas experiências, quer pelas respetivas coordenações nacionais, quer pelas equipas que em Portugal e em cada um dos agrupamentos piloto, implementaram e contribuíram para a revisão e adaptação de todos os recursos disponíveis gratuitamente, na plataforma e-Bug PT.
Ainda durante o período da manhã, houve a oportunidade de partilhar com as congéneres norueguesas as experiências, as dificuldades e os desafios que um programa como o e-Bug levanta em Portugal e na Noruega.
No período da tarde, debateu-se a literacia para a Saúde na comunidade escolar, havendo ainda a oportunidade de perceber o impacto do e-Bug nas crianças e jovens, ponto alto da sessão, onde seis, das centenas de crianças e jovens que participaram neste piloto, deram voz às experiências realizadas nas suas escolas e falaram da importância do e-bug na sua vida e na sua saúde, partilhando a importância de alguns hábitos diários, na prevenção do risco de infeções.
O encontro terminou com a assinatura pelos representantes da Direção-Geral da Educação, Direção-Geral da Saúde e Infarmed I.P. do Protocolo de Renovação da parceria para o Programa e-Bug PT.
Para recordar algumas Imagens do evento