SERÁ QUE AS CRIANÇAS ESTÃO SEGURAS ONLINE?
Para muitos de nós, grande parte da nossa vida acontece online. Também as crianças passam cada vez mais tempo na Internet. Manter as crianças seguras online é uma preocupação diária dos pais, cuidadores, professores e educadores. O ciberbullying, o phishing, o roubo da identidade, a dependência online ou o acesso a notícias falsas são perigos reais.
A estes perigos podemos ainda acrescentar o sexting e o sextortion, situações nas quais muitas crianças e jovens se veem envolvidas.
No contexto da escola atual, importa ter a ousadia de dar a conhecer a crianças e jovens um conjunto de múltiplas literacias que lhes permitam analisar e questionar criticamente a realidade, avaliar e selecionar a informação, formular hipóteses e tomar decisões fundamentadas no seu dia a dia. A literacia digital e a literacia em saúde são nessa área fundamentais para desenvolver competências como: utilizar e dominar instrumentos diversificados para pesquisar, descrever, avaliar, validar e mobilizar informação, de forma crítica e autónoma, verificando diferentes fontes documentais e a sua credibilidade; prever e avaliar o impacto das suas decisões; adotar comportamentos que promovam a saúde e o bem-estar, designadamente nos hábitos quotidianos que a boa saúde mental pode condicionar.
Em sintonia com o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, com a Convenção dos Direitos da Criança e apostando na segurança digital, no passado dia 7 de fevereiro, Dia da Internet Mais Segura, a UNICEF Portugal, com o apoio da AXA, e em colaboração com a Direção-Geral da Educação, lançou a campanha, intitulada “Segurança Digital, Ação Real”, que visa alertar, tanto as crianças como os adultos, para os riscos relacionados com a Internet e contribuir para a adoção de comportamentos e práticas online mais seguras e responsáveis.
- Pode aceder ao conjunto de materiais da campanha“Segurança Digital, Ação Real” na Plataforma de Recursos da UNICEF.
- Saiba mais sobre a campanha da UNICEF “Segurança Digital, Ação Real” aqui.