Nos passados dias 21 e 28 de outubro, decorreu na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL) - Pólo Calouste Gulbenkian, a Formação Científica e Pedagógica de Voluntários/as Universitários/as 2019 do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) de Lisboa da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" (FPCCSIDA), para intervenção no Projeto Nacional de Educação Pelos Pares (PNEP) "Sexualidade e Prevenção dos Comportamentos de Risco".
A Formação Científica no dia 21, iniciou-se com uma calorosa sessão de boas-vindas por parte da Coordenadora do Núcleo de Voluntariado e Cidadania da ESEL – da Diretora-Geral da Administração Escolar, a Chefe de Divisão para a Participação e Cidadania da Câmara Municipal de Lisboa, do Adjunto da Vereadora do Pelouro Desenvolvimento Social e Saúde, Juventude, Responsabilidade Social e do Parque Habitacional da Câmara Municipal de Oeiras, da Coordenadora Científica do CAOJ de Lisboa e da Coordenadora Pedagógica do CAOJ de Lisboa que representou também a Presidente da FPCCSIDA.
Foram vários/as os/as oradores/as convidados/as para intervir e debater com os/as alunos/as os seus pontos de vista. Os temas relacionados à Sexualidade foram: “Métodos contracetivos e gravidez na adolescência”; “Violência sexual sobre homens e rapazes”, “Intervenção em Centros Educativos”, “Riscos associados ao consumo de álcool e drogas”, "Sexualidade, Saúde e Educação"; "A Sexualidade e a Estratégia da Educação para a Cidadania na Escola - desafios e redes"; “VIH SIDA e outras IST”, “ Expressão e Identidade de Género”.
A Formação Pedagógica, no dia 28, foi orientada pela Equipa de professoras do CAOJ de Lisboa, que apresentou várias dinâmicas para colocar em prática nas escolas.
Estiveram presentes neste evento cerca de 127 participantes, entre estudantes de enfermagem, de medicina, de farmácia, de educação, de psicologia e ainda docentes, psicólogos, investigadores, técnicos e representantes de diversas instituições.
A FPCCSIDA - CAOJ de Lisboa, reconhece a importância da presença de todos/as aqueles/as que com o seu enorme contributo enriqueceram esta Formação, contribuindo para o grande sucesso alcançado.
A Direção-Geral da Educação reconhece igualmente a importância destes/as voluntários/as para a formação pelos pares nas escolas no âmbito da "Sexualidade e Prevenção dos Comportamentos de Risco", sendo um tema que permite articular igualmente o trabalho a desenvolver em alguns domínios da Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania, tais como, da Sexualidade, da Saúde, da Igualdade de Género, dos Direitos Humanos e do Voluntariado.
Pode ver aqui um vídeo dos voluntários.