No passado dia 12 de novembro foi apresentado o relatório do "European School Survey Project on Alcohol and other Drugs (ESPAD)", estudo em meio escolar, para o qual o Ministério da Educação e as escolas portuguesas têm colaborado desde sempre com o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).
A análise do estudo revela uma evolução positiva em algumas tendências, confirmando os resultados do Health Behaviour in School-aged Children - HBSC (também desenvolvido em escolas portuguesas).
Embora todo e qualquer consumo seja preocupante, e por isso deva ser alvo da nossa atenção, os resultados são animadores no que diz respeito à redução do consumo tabágico.
Menos animadores são os consumos de álcool: embora a prevalência de consumo de álcool nos últimos 30 dias dos jovens portugueses seja menor do que a média europeia, destacamo-nos negativamente pelo início precoce no consumo de álcool, na quantidade consumida durante o último episódio e pelo consumo de bebidas destiladas.
Também negativa é a quantidade de horas que, ao fim de semana, os jovens portugueses estão nas redes sociais.
Poderá consultar o resumo das principais conclusões, bem como o relatório na integra, nos links em anexo:
https://www.emcdda.europa.eu/system/files/publications/13398/2020.3878_EN_04.pdf