Entre 17 e 19 de maio, decorreu, via telemática, a “UNESCO Conferência Mundial sobre a Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, que contou com mais de 2000 participantes de todo o Mundo e com a participação de Ministros da Educação, Secretários de Estado da Educação e outros responsáveis de mais de 50 países e/ou estados.
Em termos de conclusão, sublinha-se que se tratou de uma conferência muito diversificada do ponto de vista dos participantes, mas em que se destacou uma preocupação e uma sensibilização generalizadas para as questões relacionadas com a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), traduzidas no seguinte conjunto de ideias:
• A EDS exige o desenvolvimento de conhecimentos científicos e tecnológicos, uma vez que, atualmente, já não implica apenas uma mudança de atitudes, como até agora tem vindo a ser defendido, mas também o desenvolvimento de capacidades para construir soluções, cientificamente sustentadas e apoiadas pela tecnologia;
• Os desafios colocados no âmbito da EDS exigem uma resposta holística, em que as componentes psicossocial, socioeconómica e cultural têm de ser contempladas;
• A pandemia da Covid 19 veio reforçar as preocupações com o estado do planeta e, consequentemente, com a EDS;
• A EDS implica um compromisso assumido pelos decisores políticos no sentido de esta ser integrada no curriculum;
• Verifica-se a necessidade de uma plataforma de diálogo dedicada à EDS, que possibilite a partilha de boas práticas e que evite a desinformação verificada ao nível dos média e de outros setores da sociedade;
• A EDS deve ser encarada em termos transversais abrangendo todos os cidadãos, numa perspetiva de formação ao longo da vida;
• A formação de professores no âmbito da EDS é fundamental.
Da Conferência, foi emanada uma Declaração.