A Organização Mundial da Saúde (OMS) celebra anualmente o Dia Mundial Sem Tabaco a 31 de maio.
A campanha de 2024 tem como objetivo proteger as crianças e jovens das interferências da indústria do tabaco, a fim de evitar uma nova geração de consumidores dependentes de tabaco e nicotina.
Embora seja proibida em Portugal a venda de produtos de tabaco a menores de 18 anos, os dados indicam que, em 2019, cerca de 30% dos jovens entre 13 e 18 anos a frequentar o ensino público já tenham fumado cigarros, 22% recorrido a cigarros eletrónicos, 15% a tabaco shisha e 5% a tabaco aquecido.
A OMS pretende conscientizar a sociedade sobre o impacto nocivo nas crianças e jovens do recurso ao tabaco (cigarros, tabaco eletrónico e outros produtos com nicotina) e das estratégias de promoção, com recurso às redes sociais e plataformas de streaming utilizadas pela indústria, para captar novos consumidores.
Esta campanha visa igualmente apelar aos governos para a adoção de medidas e políticas de prevenção e controlo do tabagismo, criando-se uma próxima geração, não de novos consumidores, mas livre de tabaco e da dependência da nicotina.
Para saber mais aceda a:
# WHO World no Tobacco Day
# WHO infograpfics
# Brochura WHO -Hooking the next generation: how the tobacco industry captures young customers (may 2024)