Atividade Física
A Organização Mundial de Saúde identificou os oito fatores de risco que mais limitam a saúde nos quais se inclui a inatividade física. Algumas destas condições podem ser prevenidas e coadjuvadas pela redução do sedentarismo e aumento da atividade física (AF).
É unânime considerar-se que a prática de AF regular concorre para a melhoria da saúde positiva, isto é, biopsicossocial e para o bem-estar ao longo da vida. A idade escolar surge como uma oportunidade única de intervir através de experiências agradáveis de AF, fundamentais na prevenção do sedentarismo, já que é no decorrer deste período que se instalam grande parte dos hábitos não saudáveis, que conduzem ao aumento da morbilidade.
Dedicar uma parte do período escolar não letivo e/ou do período não escolar à prática de AF e desportiva pode contribuir para o sucesso escolar. Jovens que passam mais tempo a praticar exercício e menos tempo em comportamentos, como ver televisão ou jogar jogos de computador e consolas, experienciam adaptações funcionais que estão associadas a uma melhoria do desempenho cognitivo e do sucesso escolar. Benefícios na aprendizagem podem ocorrer pela melhoria de funções cognitivas básicas como a atenção e memória que são aprimoradas pela prática de AF e redução do tempo sedentário com impacto na aptidão física. A promoção da AF e desportiva dentro do meio escolar é essencial.
Em Portugal as crianças e os jovens passam aproximadamente 545 minutos do dia em atividades sedentárias, o que corresponde a 65% do tempo de registo. À medida que as crianças aumentam a idade, os valores do comportamento sedentário tem tendência a aumentar até à idade adulta, com os jovens (16-17 anos) a destacarem-se com o valor mais elevado.