Mundo do Trabalho

Recursos

Rede europeia de informação sobre educação. Tem como função disponibilizar informação fiável e atualizada, assim como uma análise comparativa dos sistemas e das políticas educativas Europeias. É constituída por 42 Unidades Nacionais, sediadas nos 38 países que participam no Programa Europeu de Aprendizagem ao Longo da Vida.
Instituída em 1993, é uma rede europeia de serviços de emprego e de outras organizações com responsabilidades na área do emprego a nível europeu, que visa facilitar a mobilidade dos trabalhadores e promover o ajustamento, a nível transnacional e transfronteiriço, entre ofertas e pedidos de emprego numa área geográfica de intervenção que integra atualmente 32 países: os 28 Estados-Membros da União Europeia, os restantes 3 países do Espaço Económico Europeu e a Suíça.
O objetivo do Pilar Europeu dos Direitos Sociais é conferir aos cidadãos novos direitos, mais eficazes, com base em 20 princípios fundamentais estruturados em três categorias: igualdade de oportunidades e acesso ao mercado de trabalho, condições de trabalho justas, proteção e inclusão sociais.
Agenda Social - Publicação trimestral que dá uma visão geral da ação da Comissão Europeia nas áreas do emprego, dos assuntos sociais e da inclusão. Cada número contém um dossiê especial sobre um tema da atualidade, bem como análises e entrevistas.
Agência da UE que apoia os países vizinhos da União Europeia na reforma dos seus sistemas de ensino e formação e do mercado de trabalho.
Uma das entidades responsáveis por executar a missão das Nacões Unidas: promover a paz, a justiça e a igualdade, aliviar a pobreza, criar maior coesão social. O Centro ajuda, assim, os Estados-Membros a desenhar políticas e práticas educativas e formativas para o mundo do trabalho e a desenvolver competências para a empregabilidade e a cidadania.