Instituições e participação democrática

Projetos e Iniciativas

PROJETOS

União Europeia – Plataforma de participação das crianças
O inquérito destina-se a crianças, no entanto, com base na experiência, já tem havido adultos a responder. Para a equipa deste Estudo (Inquérito), esta pergunta funciona como uma forma potencial de filtrar aqueles que selecionaram “maiores de 18 anos”.
Rede Nacional de Clubes Europeus (RNCE)
Da nova Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), fazem parte diversas áreas que contribuem para a formação e envolvimento dos alunos no projeto de construção europeia, incrementando a sua participação, reforçando a proteção dos seus direitos e deveres, fortalecendo assim a identidade e os valores europeus. Nesse âmbito, a Rede Nacional de Clubes Europeus (RNCE) contribui largamente para a divulgação e exploração desses valores por parte da comunidade educativa.
A RNCE teve início em 1986. Conta com Clubes em Agrupamentos/Escolas a nível nacional e internacional (Continente, Açores, Madeira, Angola e São Tomé), públicas e privadas. Os Clubes Europeus (CE) são criados em estabelecimentos de educação Pré-escolar, do ensino básico, secundário e profissional, adaptados ao contexto do Agrupamento/Escola e da comunidade onde se inserem.
Sendo a escola um importante veículo para a aprendizagem e o exercício da cidadania, os Clubes Europeus contribuem para a formação e envolvimento dos alunos no projeto de construção europeia, incrementando a sua participação, reforçando a proteção dos seus direitos e deveres, fortalecendo assim a identidade e os valores europeus.