Educação Ambiental

Projetos e Iniciativas

PROJETOS

Projetos (Ed. Ambiental)
SOBRE CADA UM DESTES PROJETOS:

• Eco-Escolas
Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações, desde a educação pré-escolar até ao Ensino secundário, e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido na escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. No âmbito do Programa são desenvolvidos projetos que abrangem, entre outros, temas como a economia circular, o mar ou as florestas

• Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA)
Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) é um programa internacional da Foundation for Environmental Education implementado em Portugal pela ABAE, que pretende contribuir para o treino do exercício de uma cidadania ativa e participativa, enfatizando a vertente do jornalismo ambiental. Promove ainda a possibilidade de intercâmbio em especial durante as Missões para reportagem ambiental.

• Heróis de Toda a Espécie
Heróis de toda a espécie é uma iniciativa de caráter pedagógico desenvolvida pela REN - Redes Energéticas Nacionais e tem como objetivo sensibilizar as crianças e jovens para a importância da proteção da biodiversidade, preservação da floresta portuguesa e conservação das espécies animais e vegetais ameaçados ou em vias de extinção.

• Programa ECONTIGO ECOMTODOS
O Dia Internacional das Florestas, celebrado a 21 de março, foi criado com o objetivo de alertar os cidadãos para a importância dos ecossistemas florestais, na sua vertente lúdica, social, económica e profissional de criação de valor.
Aproveitando esta estas comemorações o Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE), no âmbito das suas atribuições na implementação da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, associou-se ao Ministério da Agricultura para a implementação e desenvolvimento do Programa Econtigo Ecomtodos.

INICIATIVAS

Iniciativas (Ed. Ambiental)
SOBRE ESTA INICIATIVA:

Os Projetos Educativos Galp, destinados às escolas do Ensino Básico e Secundário, têm como objetivo promover o envolvimento dos alunos e a sua sensibilização para a tomada de atitudes e mudança de comportamentos em prol de uma melhoria do consumo sustentável na escola, em casa e na comunidade envolvente.
• PROJETO “Missão UP” - Unidos pelo Planeta, dirige-se aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, (Professores, Encarregados de Educação e Pais.), tem como objetivo sensibilizar a comunidade escolar para a prossecução de ações na escola, e nas suas casas, que promovam um consumo mais eficiente da energia.
• PROJETO “Missão Power UP, os mesmos objetivos do anterior mas como público alvo os jovens do 2.º e 3.º CEB
• PROJETO SWITCH UP - Dirigido aos alunos do Ensino Secundário. Tem como objetivo educar e sensibilizar para a eficiência energética, alterações climáticas, energias renováveis e desenvolvimento sustentável.