Educação Ambiental

Projetos e Iniciativas

PROJETOS

Missão 360 - “Defender a terra é o nosso papel”
A Missão 360 é um projeto pedagógico de sensibilização ambiental promovido pela CELPA, dirigido às crianças de 1º e 2º ciclo do ensino básico (do 2º ao 6º ano) e às suas comunidades.
O projeto gira à volta da história de um herói, o esquilo extraterrestre Quico, que viaja até à Terra para ajudar as crianças a travar as mentiras que o terrível Dr. Tulha conta aos adultos para destruir o nosso planeta.

Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA)
Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) é um programa internacional da Foundation for Environmental Education implementado em Portugal pela ABAE, que pretende contribuir para o treino do exercício de uma cidadania ativa e participativa, enfatizando a vertente do jornalismo ambiental. Promove ainda a possibilidade de intercâmbio em especial durante as Missões para reportagem ambiental.

Eco-Escolas
Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações, desde a educação pré-escolar até ao Ensino secundário, e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido na escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. No âmbito do Programa são desenvolvidos projetos que abrangem, entre outros, temas como a economia circular, o mar ou as florestas.


Movimento Educativo Galp | Dá a tua Energia pelo Planeta
O Movimento Social Educativo Galp lança o desafio a alunos e professores de apresentarem soluções sustentáveis para os problemas que encontram nas suas comunidades. Através deste Programa Educativo, voluntários Galp levam às escolas temas relacionados com energia, sustentabilidade do planeta, reforçando o poder que todos temos para mudar! Estas escolas são desafiadas a concorrer ao Energy Bootcamp com projetos que impactem positivamente as suas comunidades com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável!

INICIATIVAS

Heróis de Toda a Espécie
O “Heróis de toda a espécie” é uma iniciativa de carácter pedagógico lançada pela REN - Redes Energéticas Nacionais, com o apoio do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e da Direção-Geral de Educação, com o objetivo de sensibilizar as comunidades para a proteção da biodiversidade, preservação da floresta portuguesa e conservação das espécies animais e vegetais ameaçadas ou em vias de extinção.
Esta iniciativa, dirigida a crianças do 3º e 4º anos do 1º ciclo do ensino básico, procura formar verdadeiros embaixadores para esta causa. Concebida para complementar os programas escolares, este programa utiliza uma abordagem interativa e dinâmica, promovendo uma consciência ambiental e sentido de responsabilidade junto dos mais novos.

Pode ver o vídeo institucional em: https://youtu.be/sB2UcMvBMOU



Programa ECONTIGO ECOMTODOS
O Dia Internacional das Florestas, celebrado a 21 de março, foi criado com o objetivo de alertar os cidadãos para a importância dos ecossistemas florestais, na sua vertente lúdica, social, económica e profissional de criação de valor.
Aproveitando esta estas comemorações o Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE), no âmbito das suas atribuições na implementação da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, associou-se ao Ministério da Agricultura para a implementação e desenvolvimento do Programa Econtigo Ecomtodos.


ZOO "em casa"
Neste momento em que as escolas se encontram com as atividades presenciais suspensas, o Jardim Zoológico coloca à disposição de crianças, jovens e docentes, um conjunto de recursos educativos, compostos por atividades e textos complementares, adaptados aos vários níveis/ciclos de educação e ensino – Educação Pré-Escolar, 1º, 2º e 3º CEB e Ensino Secundário, abrangendo diversas áreas do conhecimento relacionadas com a Biodiversidade e a Conservação da Natureza e alinhadas com a Estratégia Nacional para a Cidadania.